sicnot

Perfil

Mundo

O "populismo errado" foi travado

© Yves Herman / Reuters

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, afirmou que a sua vitória nas eleições legislativas trava "o populismo errado" do candidato de extrema-direita, Geert Wilders.

"Após o 'Brexit' e após as eleições nos Estados Unidos, a Holanda disse 'para' ao populismo errado", afirmou o líder do Partido Popular para a Liberdade e a Democracia (VVD, de direita), dirigindo-se a apoiantes, que acompanham a noite eleitoral, em Haia.

Mark Rutte referia-se à decisão dos britânicos de sair da União Europeia e à escolha do novo Presidente norte-americano, Donald Trump.

De acordo com as primeiras sondagens à boca das urnas, o partido liberal liderado pelo primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, deverá vencer as eleições legislativas, com 31 dos 150 lugares no parlamento, remetendo o partido de extrema-direita de Geert Wilders para segundo lugar, ao lado de outras duas formações políticas - cada um, com 19 deputados eleitos.

Lusa

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14