sicnot

Perfil

Mundo

O "populismo errado" foi travado

© Yves Herman / Reuters

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, afirmou que a sua vitória nas eleições legislativas trava "o populismo errado" do candidato de extrema-direita, Geert Wilders.

"Após o 'Brexit' e após as eleições nos Estados Unidos, a Holanda disse 'para' ao populismo errado", afirmou o líder do Partido Popular para a Liberdade e a Democracia (VVD, de direita), dirigindo-se a apoiantes, que acompanham a noite eleitoral, em Haia.

Mark Rutte referia-se à decisão dos britânicos de sair da União Europeia e à escolha do novo Presidente norte-americano, Donald Trump.

De acordo com as primeiras sondagens à boca das urnas, o partido liberal liderado pelo primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, deverá vencer as eleições legislativas, com 31 dos 150 lugares no parlamento, remetendo o partido de extrema-direita de Geert Wilders para segundo lugar, ao lado de outras duas formações políticas - cada um, com 19 deputados eleitos.

Lusa

  • Hugo Soares combinou reunião com Rio para "quando houver ocasião"
    0:33

    País

    O líder parlamentar do PSD garantiu hoje que vai falar com Rui Rio sobre a sua continuidade no cargo. Hugo Soares quebrou o silêncio sobre o assunto para dizer apenas que falou logo no sábado com o novo líder dos sociais-democratas, para o felicitar pela vitória.

  • Vizinhos chocados com casal que mantinha 13 filhos "presos em casa, acorrentados às camas"
    3:01

    Mundo

    Um casal foi detido na Califórnia acusado de tortura e maus tratos a 13 filhos que mantinham acorrentados e em cativeiro. Depois do alerta de uma das filhas, que conseguiu fugir, a polícia encontrou um cenário de horror com crianças acorrentadas e desnutridas. Os vizinhos desconheciam a situação e estão alarmados com o caso. Alguns confessam até que desconheciam que naquela casa vivesse um casal com 13 filhos.