sicnot

Perfil

Mundo

Violino roubado há quase 40 anos de volta aos palcos

Um violino Stradivarius, roubado em 1980 e desaparecido até 2015, que pertencia ao músico polaco Roman Totenberg, regressou aos palcos pelas mãos de uma aluna do antigo proprietário.

O violino tinha sido roubado do camarim de Totenberg após um concerto nos Estados Unidos. O músico polaco morreu em 2012, aos 101 anos, e já não pôde reencontrar em vida o seu parceiro de tantos palcos.

O instrumento foi recuperado em 2015, depois de uma mulher o ter dado a familiares de Totenberg, alegando que o tinha herdado do marido, um antigo aluno do músico que era suspeito do roubo do violino, apesar da acusação nunca ter sido formalizada.

Curiosamente, foi também pelas mãos de uma antiga aluna - a chinesa Mira Wang - que o violino voltou a ser tocado publicamente, em Nova Iorque.

© Shannon Stapleton / Reuters

© Shannon Stapleton / Reuters

Em declarações à BBC, Wang manifestou-se grata pela oportunidade de poder trazer o instrumento a público pela primeira vez em tantos anos.

O raro instrumento foi construído na primeira metade do século XVIII e é um dos 500 que restam dos mil violinos feitos por Antonio Stradivari.

© Shannon Stapleton / Reuters

Seth Wenig

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC