sicnot

Perfil

Mundo

Violino roubado há quase 40 anos de volta aos palcos

Um violino Stradivarius, roubado em 1980 e desaparecido até 2015, que pertencia ao músico polaco Roman Totenberg, regressou aos palcos pelas mãos de uma aluna do antigo proprietário.

O violino tinha sido roubado do camarim de Totenberg após um concerto nos Estados Unidos. O músico polaco morreu em 2012, aos 101 anos, e já não pôde reencontrar em vida o seu parceiro de tantos palcos.

O instrumento foi recuperado em 2015, depois de uma mulher o ter dado a familiares de Totenberg, alegando que o tinha herdado do marido, um antigo aluno do músico que era suspeito do roubo do violino, apesar da acusação nunca ter sido formalizada.

Curiosamente, foi também pelas mãos de uma antiga aluna - a chinesa Mira Wang - que o violino voltou a ser tocado publicamente, em Nova Iorque.

© Shannon Stapleton / Reuters

© Shannon Stapleton / Reuters

Em declarações à BBC, Wang manifestou-se grata pela oportunidade de poder trazer o instrumento a público pela primeira vez em tantos anos.

O raro instrumento foi construído na primeira metade do século XVIII e é um dos 500 que restam dos mil violinos feitos por Antonio Stradivari.

© Shannon Stapleton / Reuters

Seth Wenig

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.