sicnot

Perfil

Mundo

China constrói observatório para estudar origem dos raios cósmicos

A China está a construir um observatório a mais de 4.000 metros de altura que deverá ser o mais exato do mundo no estudo de raios cósmicos, partículas subatómicas que se deslocam a velocidades próximas à da luz.

Segundo escreve o jornal oficial Diário do Povo, o país investirá 1.200 milhões de yuan (162 milhões de euros) na instalação, que visa permitir aos cientistas melhorar a sua compreensão do universo.

Daocheng, uma zona montanhosa na província de Sichuan, no sudoeste do país, a 4.410 metros acima do nível do mar, acolherá o observatório, designado LHAASO, e cuja construção deverá estar concluída em janeiro de 2021.

Os raios cósmicos de alta energia foram descobertos no início do século XX e, apesar de se desconhecer como se formam, os cientistas pensam que através do estudo destes se poderá começar a entender os mecanismos naturais da aceleração de partículas a velocidades fora do alcance humano.

O LHAASO servirá para analisar a física dos raios cósmicos, assim como a origem da sua aceleração e propagação da radiação com níveis inéditos de precisão.

  • Resgatada mais uma criança com vida após sismo em Itália
    0:30
  • Ilibados trabalhadores castigados por consulta de dados fiscais

    País

    Os funcionários da Autoridade Tributária, que tinham sido castigados por terem consultado dados fiscais, foram absolvidos. O jornal Público avançou hoje que as orientações contra as sanções a aplicar aos funcionários partiram do ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Repórteres fazem relato impressionante dos acontecimentos em Charlottesville
    3:40