sicnot

Perfil

Mundo

Havai suspende temporariamente novo decreto de Trump

© Carlos Barria / Reuters

O Tribunal Federal de Honolulu, no estado norte-americano do Havai, suspendeu temporariamente e de forma nacional o novo decreto anti-imigração de Donald Trump.

O pedido para suspender a ordem do Presidente dos Estados Unidos da América tinha sido apresentado há seis dias ao Tribunal Federal pelo estado do Havai por considerar que viola a Constituição norte-americana.

O argumento é na essência o mesmo que foi usado pelo estado de Washington para contestar o primeiro decreto. Na altura, um juiz de Seattle suspendeu a implementação da medida.

O novo decreto da administração Trump é uma versão mais suave do anterior, mas continua a proibir a entrada de cidadãos de seis países de maioria muçulmana.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • A SIC visitou os bastidores do Santuário de Fátima
    7:43
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52