sicnot

Perfil

Mundo

Inquérito a François Fillon foi alargado a ofertas de roupa de luxo

O inquérito que visa o candidato presidencial francês François Fillon, sobre possíveis empregos fictícios concedidos a familiares, foi alargado às condições em que roupa de luxo lhe foi oferecida, disse fonte judiciária à agência AFP.

Segundo a fonte, em causa estão suspeitas de tráfico de influências. No domingo, o semanário francês Le Journal du Dimanche noticiou que um "amigo generoso" ofereceu dois fatos ao ex-primeiro-ministro no valor de 13 mil euros.

De acordo com o jornal, Fillon gastou na casa de moda parisiense Arnys 48.500 euros, entre 2012 e 2017, dos quais 35.500 euros foram pagos por ele, desconhecendo-se quem desembolsou o resto.

François Fillon, que tem alegado a sua inocência e se diz vítima de uma conspiração, afirmou, na segunda-feira, que os presentes não têm "nada que ver" com a política.

Os investigadores judiciais vão tentar determinar quem é o misterioso "mecenas" e analisar as suas ligações com o antigo primeiro-ministro.Na terça-feira, o candidato presidencial conservador, que surge em terceiro lugar nas sondagens, foi acusado, entre outros crimes, de desvio de fundos públicos, no âmbito do dossiê sobre os alegados empregos fictícios, como assistentes parlamentares, da mulher e de dois filhos.

A primeira volta das eleições presidenciais em França realiza-se em 23 de abril.

Lusa

  • "O primeiro-ministro resolveu destrunfar pondo-se aos gritos contra a Altice"
    1:19

    País

    António Lobo Xavier considera que o primeiro-ministro fez declarações públicas de julgamento e interferência no mercado quando falou sobre a Altice. Para o comentador da Quadratura do Círculo, António Costa receou que o processo fosse parecido à alegada tentativa de instrumentalização da TVI por José Sócrates.

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.