sicnot

Perfil

Mundo

Líderes europeus saúdam derrota de Wilders na Holanda

Líderes europeus saúdam derrota de Wilders na Holanda

Em reacção às eleições na Holanda, Angela Merkel considera que foi um dia bom para a democracia. O Presidente francês, François Hollande, fala numa vitória clara contra o extremismo. Também o presidente da Comissão Europeia, Donald Tusk, classificou o resultado como sendo inspirador para a Europa.

As eleições holandesas foram vencidas pelo Partido Popular para a Liberdade e a Democracia (VVD, direita), do primeiro-ministro, Mark Rutte, com 33 deputados, seguido da extrema-direita populista do Partido da Liberdade (PVV) de Geert Wilders, com 20.

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.