sicnot

Perfil

Mundo

Mulher ergue-se da lama e sobrevive a cheias no Peru

A imagem de uma mulher a erguer-se do fundo de um rio de lama em Lima, no Peru, é uma das mais marcantes entre os muitos destroços causados pelas fortes inundações e chuvas torrenciais, que assolam o país desde o início do ano.

As imagens mostram Evangelina Diaz, de 32 anos, doméstica e mãe de duas meninas, a emergir no meio da lama depois de ter sido arrastada pela corrente do lamaçal.

Salvou-se da morte e, segundo a imprensa local, foi depois transportada para o hospital.

Em declarações ao jornal peruano La Republica, a irmã de Evangelina, Mency Chamorro, fala numa "mulher muito forte, habituada a superar qualquer adversidade".

As fortes chuvas que assolam o país desde o início de 2017 têm sido cada vez mais frequentes e causam inúmeros deslizamentos de terras. Condições meteorológicas motivadas pelo fenómeno "El Niño Costero" que, até ao início de março, já fez 43 mortos e afetou mais de meio milhão de pessoas em diferentes regiões do Peru.

  • "Nós precisamos que os governantes estejam ao lado dos agricultores"
    11:54

    Economia

    Devido à seca, este ano Portugal vai ter a pior campanha de cereais do último século. A falta de chuva também está a afetar as pastagens e a produção de fruta. Eduardo de Oliveira e Sousa, presidente da CAP, a confederação que representa as associações de agricultores, esteve na Edição da Noite para falar sobre o tema.

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias