sicnot

Perfil

Mundo

Mulher ergue-se da lama e sobrevive a cheias no Peru

A imagem de uma mulher a erguer-se do fundo de um rio de lama em Lima, no Peru, é uma das mais marcantes entre os muitos destroços causados pelas fortes inundações e chuvas torrenciais, que assolam o país desde o início do ano.

As imagens mostram Evangelina Diaz, de 32 anos, doméstica e mãe de duas meninas, a emergir no meio da lama depois de ter sido arrastada pela corrente do lamaçal.

Salvou-se da morte e, segundo a imprensa local, foi depois transportada para o hospital.

Em declarações ao jornal peruano La Republica, a irmã de Evangelina, Mency Chamorro, fala numa "mulher muito forte, habituada a superar qualquer adversidade".

As fortes chuvas que assolam o país desde o início de 2017 têm sido cada vez mais frequentes e causam inúmeros deslizamentos de terras. Condições meteorológicas motivadas pelo fenómeno "El Niño Costero" que, até ao início de março, já fez 43 mortos e afetou mais de meio milhão de pessoas em diferentes regiões do Peru.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Dominado incêncio no centro de tratamento de resíduos da Tratolixo
    1:55

    País

    O fogo na Tratolixo, em Trajouce, deflagrou esta segunda-feira à noite. As chamas foram controladas a meio da manhã pelos bombeiros. No local estão 133 operacionais, apoiados por 51 veículos. O fogo não fez vítimas nem danos materiais. O vento dificultou o combate às chamas.

  • Duas execuções no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.