sicnot

Perfil

Mundo

Presidente turco avisa primeiro-ministro holandês que perdeu a amizade da Turquia

© POOL New / Reuters

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, avisou o primeiro-ministro holandês, vencedor das eleições legislativas esta quarta-feira, que perdeu a Turquia como amiga, apesar de ter derrotado a extrema-direita.

"Rutte, podes ter saído como o partido mais votado na eleição, mas tens de saber que perdeste a Turquia como amiga", afirmou Erdogan, num discurso transmitido pela televisão, numa altura em que Ancara e Haia atravessam uma crise diplomática devido ao impedimento da realização de comícios por ministros turcos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, já tinha afirmada, horas antes, que "não há diferença" entre os liberais à frente do Governo holandês e o político "fascista" anti-imigração Geert Wilders.

O chefe da diplomacia turca também avisou que "guerras religiosas" vão começar na Europa devido ao crescimento da extrema-direita. A Turquia e a Europa têm estado envolvidas numa crise diplomática após a Holanda e a Alemanha terem impedido ministros turcos de fazerem comícios junto das comunidades turcas nos seus países a favor do 'sim' no referendo do próximo mês que visa ampliar os poderes do Presidente turco.

As eleições holandesas foram vencidas pelo Partido Popular para a Liberdade e a Democracia (VVD, direita), do primeiro-ministro, Mark Rutte, com 33 deputados, seguido da extrema-direita populista do Partido da Liberdade (PVV) de Geert Wilders, com 20.

Em terceiro lugar surgem os democratas-cristão do CDA e os liberais pró-europeus do D66, cada um com 19 deputados.

Lusa

  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52