sicnot

Perfil

Mundo

"A liderança do meu país está a falhar perante o povo dos EUA e perante o mundo"

Exclusivo SIC

"A liderança do meu país está a falhar perante o povo dos EUA e perante o mundo"

A antiga administradora da agência norte-americana para o mar e a atmosfera (NOAA) e ex-enviada científica dos EUA para os oceanos durante a administração Obama, falou esta sexta-feira à SIC sobre as políticas ambientais da administração Trump.

Jane Lubchenco, especialista em Ecologia marinha, considerou que a liderança atual dos EUA "está a falhar perante o povo norte-americano e perante o mundo" quando nega as alterações climáticas e a responsabilidade humana nessas mudanças, que estão já a fazer-se sentir.

Para Jane Lubchenco, não há dúvida de que "o clima está a mudar e que os seres humanos são os principais responsáveis".

A agora curadora da Fundação Oceano Azul comentou também as recentes declarações de Scott Pruitt, que lidera a Agência de Proteção do Ambiente (EPA) dos EUA, que negou que o dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas seja a principal causa do aquecimento global.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras