sicnot

Perfil

Mundo

"A liderança do meu país está a falhar perante o povo dos EUA e perante o mundo"

Exclusivo SIC

"A liderança do meu país está a falhar perante o povo dos EUA e perante o mundo"

A antiga administradora da agência norte-americana para o mar e a atmosfera (NOAA) e ex-enviada científica dos EUA para os oceanos durante a administração Obama, falou esta sexta-feira à SIC sobre as políticas ambientais da administração Trump.

Jane Lubchenco, especialista em Ecologia marinha, considerou que a liderança atual dos EUA "está a falhar perante o povo norte-americano e perante o mundo" quando nega as alterações climáticas e a responsabilidade humana nessas mudanças, que estão já a fazer-se sentir.

Para Jane Lubchenco, não há dúvida de que "o clima está a mudar e que os seres humanos são os principais responsáveis".

A agora curadora da Fundação Oceano Azul comentou também as recentes declarações de Scott Pruitt, que lidera a Agência de Proteção do Ambiente (EPA) dos EUA, que negou que o dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas seja a principal causa do aquecimento global.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "Situação humanitária dos civis em Ghouta é aterradora"
    0:49

    Mundo

    O enviado especial da ONU para a Síria lançou esta sexta-feira um novo apelo a um cessar-fogo. O responsável está particularmente preocupado com a situação da população civil e diz que é preciso evitar que se repita em Ghouta o que se passou em Alepo.

  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05
  • Instantes de uma noite de futebol europeu
    0:41
  • Não dá mais, Brasil!
    18:00