sicnot

Perfil

Mundo

"A liderança do meu país está a falhar perante o povo dos EUA e perante o mundo"

Exclusivo SIC

"A liderança do meu país está a falhar perante o povo dos EUA e perante o mundo"

A antiga administradora da agência norte-americana para o mar e a atmosfera (NOAA) e ex-enviada científica dos EUA para os oceanos durante a administração Obama, falou esta sexta-feira à SIC sobre as políticas ambientais da administração Trump.

Jane Lubchenco, especialista em Ecologia marinha, considerou que a liderança atual dos EUA "está a falhar perante o povo norte-americano e perante o mundo" quando nega as alterações climáticas e a responsabilidade humana nessas mudanças, que estão já a fazer-se sentir.

Para Jane Lubchenco, não há dúvida de que "o clima está a mudar e que os seres humanos são os principais responsáveis".

A agora curadora da Fundação Oceano Azul comentou também as recentes declarações de Scott Pruitt, que lidera a Agência de Proteção do Ambiente (EPA) dos EUA, que negou que o dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas seja a principal causa do aquecimento global.

  • Atentado "falhado" em Nova Iorque
    1:43

    Mundo

    Uma explosão numa das zonas mais movimentadas de Manhattan fez quatro feridos, esta segunda-feira. Entre eles está o homem que transportava o engenho e que foi entretanto detido.

  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa