sicnot

Perfil

Mundo

"A liderança do meu país está a falhar perante o povo dos EUA e perante o mundo"

Exclusivo SIC

"A liderança do meu país está a falhar perante o povo dos EUA e perante o mundo"

A antiga administradora da agência norte-americana para o mar e a atmosfera (NOAA) e ex-enviada científica dos EUA para os oceanos durante a administração Obama, falou esta sexta-feira à SIC sobre as políticas ambientais da administração Trump.

Jane Lubchenco, especialista em Ecologia marinha, considerou que a liderança atual dos EUA "está a falhar perante o povo norte-americano e perante o mundo" quando nega as alterações climáticas e a responsabilidade humana nessas mudanças, que estão já a fazer-se sentir.

Para Jane Lubchenco, não há dúvida de que "o clima está a mudar e que os seres humanos são os principais responsáveis".

A agora curadora da Fundação Oceano Azul comentou também as recentes declarações de Scott Pruitt, que lidera a Agência de Proteção do Ambiente (EPA) dos EUA, que negou que o dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas seja a principal causa do aquecimento global.

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Vila de Gavião viu-se cercada pelas chamas
    2:17
  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22