sicnot

Perfil

Mundo

"A liderança do meu país está a falhar perante o povo dos EUA e perante o mundo"

Exclusivo SIC

"A liderança do meu país está a falhar perante o povo dos EUA e perante o mundo"

A antiga administradora da agência norte-americana para o mar e a atmosfera (NOAA) e ex-enviada científica dos EUA para os oceanos durante a administração Obama, falou esta sexta-feira à SIC sobre as políticas ambientais da administração Trump.

Jane Lubchenco, especialista em Ecologia marinha, considerou que a liderança atual dos EUA "está a falhar perante o povo norte-americano e perante o mundo" quando nega as alterações climáticas e a responsabilidade humana nessas mudanças, que estão já a fazer-se sentir.

Para Jane Lubchenco, não há dúvida de que "o clima está a mudar e que os seres humanos são os principais responsáveis".

A agora curadora da Fundação Oceano Azul comentou também as recentes declarações de Scott Pruitt, que lidera a Agência de Proteção do Ambiente (EPA) dos EUA, que negou que o dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas seja a principal causa do aquecimento global.

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24