sicnot

Perfil

Mundo

"Cuidado com os judeus" ou apenas um projeto artístico

Shomrim

Um sinal colocado em Stamford Hill, a norte de Londres, numa zona onde reside uma grande comunidade de judeus ortodoxos, está a gerar polémica. Colocado esta terça-feira a cerca de 200 metros de uma sinagoga, a semelhança com um sinal de trânsito e a imagem que exibe no centro levaram a que fosse interpretado como um alerta - "Cuidado com os judeus".

O autor da iniciativa foi o fotógrafo francês Franck Allais que já pediu desculpa pela eventual ofensa à comunidade judaica. O artista garante que o sinal faz parte de um projeto que pretende retratar pessoas a atravessarem a rua.

No centro do sinal vê-se uma silhueta de um judeu ortodoxo a usar o tradicional Fedora.

Um membro do Shomrim NE London, um grupo local de moradores, apresentou queixa às autoridades depois de ter avistado o sinal colocado nas proximidades da sinagoga. Barry Bard, dirigente do grupo disse à BBC que o estranho sinal de trânsito gerou de imediato preocupação na comunidade judaica.

"É um projeto sobre atravessar a rua... sobre como todos somos diferentes e todos temos uma identidade. Não há apenas um sinal na rua. Eu coloquei mais, mas repararam apenas neste. Lamento qualquer ofensa que possa ter causado", afirmou Franck Allais ao The Guardian.

O fotógrafo e artista explicou ao jornal britânico que o sinal pretendia valorizar a identidade deste bairro com a maior comunidade de judeus hassídicos na Europa.

Franck Allais disse que no âmbito deste projeto foram também colocados outros sinais, um com a imagem de uma mulher com um carrinho de compras, outro de um homem a empurrar uma cadeira de rodas e ainda outro com um gato.

O artista admitiu também que ficou abalado com a reação que causou na comunidade judaica.

  • Inglaterra estreia-se com vitória suada frente à Tunísia

    Mundial 2018 / Tunísia

    A seleção inglesa estreou-se no Mundial 2018 com um triunfo sobre a Tunísia por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado já para lá do minuto 90. O jogo foi referente à 1.ª jornada do grupo G. Veja aqui os golos e os lances que marcaram o encontro.

  • O melhor golo do 5.º dia de Mundial

    Desporto

    Numa escolha feita pelos jornalistas de desporto e do site da SIC Notícias, mostramos-lhe o melhor golo deste quinto dia de Mundial. Foi apontado por Dries Mertens, na vitória da Bélgica sobre o Panamá por 3-0.

  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Ronaldo no País dos Sovietes: As religiões praticadas na Rússia
    1:55
  • "Estamos a plantar fósforos"
    2:09

    Opinião

    O calor regressou esta segunda-feira em força e no terreno estiveram quase 1300 bombeiros a combater 70 fogos por todo o país. Depois da tragédia de Pedrógão Grande, o Presidente da República diz que a consciência do país mudou mas é preciso fazer mais. Já Miguel Sousa Tavares diz que o país está mais preparado para combater os incêndios do que alguma vez esteve. No entanto, o comentador da SIC diz que já foram plantados mais de "2500 hectares de eucaliptos" desde Pedrógão e que enquanto isso acontecer Portugal vai continuar a arder. 

    Miguel Sousa Tavares

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC