"Cuidado com os judeus" ou apenas um projeto artístico

Shomrim
17.03.2017 11h36
Um sinal colocado em Stamford Hill, a norte de Londres, numa zona onde reside uma grande comunidade de judeus ortodoxos, está a gerar polémica. Colocado esta terça-feira a cerca de 200 metros de uma sinagoga, a semelhança com um sinal de trânsito e a imagem que exibe no centro levaram a que fosse interpretado como um alerta - "Cuidado com os judeus".
O autor da iniciativa foi o fotógrafo francês Franck Allais que já pediu desculpa pela eventual ofensa à comunidade judaica. O artista garante que o sinal faz parte de um projeto que pretende retratar pessoas a atravessarem a rua.
No centro do sinal vê-se uma silhueta de um judeu ortodoxo a usar o tradicional Fedora.
Um membro do Shomrim NE London, um grupo local de moradores, apresentou queixa às autoridades depois de ter avistado o sinal colocado nas proximidades da sinagoga. Barry Bard, dirigente do grupo disse à BBC que o estranho sinal de trânsito gerou de imediato preocupação na comunidade judaica.
"É um projeto sobre atravessar a rua... sobre como todos somos diferentes e todos temos uma identidade. Não há apenas um sinal na rua. Eu coloquei mais, mas repararam apenas neste. Lamento qualquer ofensa que possa ter causado", afirmou Franck Allais ao The Guardian.
O fotógrafo e artista explicou ao jornal britânico que o sinal pretendia valorizar a identidade deste bairro com a maior comunidade de judeus hassídicos na Europa.
Franck Allais disse que no âmbito deste projeto foram também colocados outros sinais, um com a imagem de uma mulher com um carrinho de compras, outro de um homem a empurrar uma cadeira de rodas e ainda outro com um gato.
O artista admitiu também que ficou abalado com a reação que causou na comunidade judaica.
Na Homepage
- 0:54
Jesus fala em domínio do Sporting, Jorge Simão critica penálti
No final do jogo, o treinador do Boavista disse não compreender o penálti que decidiu o jogo a favor do Sporting. Jorge Jesus discordou da análise de Jorge Simão e lembrou que o Boavista não acertou um remate na baliza de Rui Patrício.
22.04.2018 às 23h45
- 1:57
- 0:53
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 0:35
- 0:55
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15
- 5:29
- 3:42
Vaca algarvia em risco de extinção
É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.
22.04.2018 às 17h38