sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 40 refugiados somalis mortos num barco ao largo do Iémen

© ABDULJABBAR ZEYAD / Reuters

O balanço do ataque a uma embarcação com refugiados somalis no Mar Vermelho, ao largo do Iémen, foi atualizado para 42 mortos, indicou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Genebra.

"Foram recuperados 42 corpos", disse Joel Millman, porta-voz da OIM, numa mensagem enviada à agência France Presse.


Millman tinha falado antes em pelo menos 31 mortos e 80 sobreviventes, que foram transportados para hospitais em Hodeida, cidade portuária iemenita controlada pelos rebeldes xiitas Huthi.


Responsáveis da cidade de Hodeida, por seu turno, referiram pelo menos 33 mortos, incluindo mulheres e crianças, e 35 feridos.


De acordo com os responsáveis da cidade iemenita, os refugiados somalis teriam sido mortos a tiro.


Num contacto com a imprensa hoje de manhã em Genebra, Millman disse não poder confirmar informações de que o ataque tinha sido realizado por um helicóptero Apache.


A embarcação com cerca de 140 refugiados somalis, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, foi atingida durante a noite de quinta-feira para hoje por disparos de armas ligeiras, mas conseguiu acostar em Hodeida.


A responsabilidade pelo ataque foi atribuída pelos rebeldes Huthi à coligação árabe, liderada pela Arábia Saudita e que apoia o governo iemenita na luta contra os rebeldes, acusação que esta negou de imediato.

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.