sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 40 refugiados somalis mortos num barco ao largo do Iémen

© ABDULJABBAR ZEYAD / Reuters

O balanço do ataque a uma embarcação com refugiados somalis no Mar Vermelho, ao largo do Iémen, foi atualizado para 42 mortos, indicou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Genebra.

"Foram recuperados 42 corpos", disse Joel Millman, porta-voz da OIM, numa mensagem enviada à agência France Presse.


Millman tinha falado antes em pelo menos 31 mortos e 80 sobreviventes, que foram transportados para hospitais em Hodeida, cidade portuária iemenita controlada pelos rebeldes xiitas Huthi.


Responsáveis da cidade de Hodeida, por seu turno, referiram pelo menos 33 mortos, incluindo mulheres e crianças, e 35 feridos.


De acordo com os responsáveis da cidade iemenita, os refugiados somalis teriam sido mortos a tiro.


Num contacto com a imprensa hoje de manhã em Genebra, Millman disse não poder confirmar informações de que o ataque tinha sido realizado por um helicóptero Apache.


A embarcação com cerca de 140 refugiados somalis, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, foi atingida durante a noite de quinta-feira para hoje por disparos de armas ligeiras, mas conseguiu acostar em Hodeida.


A responsabilidade pelo ataque foi atribuída pelos rebeldes Huthi à coligação árabe, liderada pela Arábia Saudita e que apoia o governo iemenita na luta contra os rebeldes, acusação que esta negou de imediato.

  • O dia em que Marcelo apitou um jogo de futebol

    País

    Habituado a ajuizar os momentos de tensão entre Governo e oposição, Marcelo Rebelo de Sousa foi esta quarta-feira árbitro, literalmente. Tudo aconteceu num jogo de futebol entre crianças, durante a visita do Presidente da República a São Tomé e Príncipe.

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Imprensa espanhola considera Rúben Semedo a pior contratação de sempre do Villarreal
    3:35

    Desporto

    Rúben Semedo vai esta quinta-feira ser ouvido por um juiz de instrução, que vai ditar as medidas de coação no caso em que o jogador é suspeito de roubo, agressões e posse ilegal de arma. O defesa português do Villarreal passa mais uma noite nas instalações da Guardia Civil, em Valência. Alguns media espanhóis chamam-lhe agora a pior contratação de sempre da história do clube.

    Enviados SIC

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Novos protestos na Florida contra a lei das armas
    2:12
  • Pigcasso, a porca pintora que tem uma galeria de arte

    Mundo

    O nome sugere o talento da artista que vive na Cidade do Cabo, na África do Sul. Pigcasso estava prestes a morrer, quando foi resgatada por uma ativista que a ajudou a enveredar pelo caminho da pintura. Desde pequena começou a pegar em pincéis e agora é o primeiro animal do mundo com uma galeria de arte, onde já lançou a sua primeira exposição intitulada 'Oink!'.