sicnot

Perfil

Mundo

OMS envia 3,5 milhões de vacinas contra febre-amarela para o Brasil

© Ricardo Moraes / Reuters

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras associações internacionais vão enviar 3,5 milhões de vacinas contra a febre-amarela para o Brasil, para conter o surto que já matou mais de 100 pessoas, informaram fontes oficiais.

"Já foi autorizada a disponibilização de 3,5 milhões de doses que vão ser destinadas a áreas prioritárias. As doses serão transportadas por via aérea de França" para o Rio de Janeiro, indicou o Ministério da Saúde num comunicado enviado na sexta-feira.

As doses foram pedidas ao Grupo de Coordenação Internacional para Fornecimento de Vacinas, integrado pela OMS, Cruz Vermelha, Médicos Sem Fronteiras e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Outras 8,46 milhões de vacinas produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz, o maior centro de investigação médica da América Latina, serão distribuídas nas zonas mais afetadas pela febre-amarela.

A chegada da febre-amarela ao Rio de Janeiro foi confirmada esta semana com a primeira morte causada pelo vírus, com mais 36 casos suspeitos, depois de se ter propagado rapidamente pelos estados vizinhos: Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, todos na região sudeste do país.

Segundo o último relatório do Ministério da Saúde, foram registadas nos últimos meses 137 mortes por febre-amarela em 80 municípios, além de 424 casos confirmados.

Os estados mais afetados são Minas Gerais, com 325 casos confirmados (75% do total), Espírito Santo (93) e São Paulo (4).

Lusa

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.