sicnot

Perfil

Mundo

OMS envia 3,5 milhões de vacinas contra febre-amarela para o Brasil

© Ricardo Moraes / Reuters

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras associações internacionais vão enviar 3,5 milhões de vacinas contra a febre-amarela para o Brasil, para conter o surto que já matou mais de 100 pessoas, informaram fontes oficiais.

"Já foi autorizada a disponibilização de 3,5 milhões de doses que vão ser destinadas a áreas prioritárias. As doses serão transportadas por via aérea de França" para o Rio de Janeiro, indicou o Ministério da Saúde num comunicado enviado na sexta-feira.

As doses foram pedidas ao Grupo de Coordenação Internacional para Fornecimento de Vacinas, integrado pela OMS, Cruz Vermelha, Médicos Sem Fronteiras e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Outras 8,46 milhões de vacinas produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz, o maior centro de investigação médica da América Latina, serão distribuídas nas zonas mais afetadas pela febre-amarela.

A chegada da febre-amarela ao Rio de Janeiro foi confirmada esta semana com a primeira morte causada pelo vírus, com mais 36 casos suspeitos, depois de se ter propagado rapidamente pelos estados vizinhos: Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, todos na região sudeste do país.

Segundo o último relatório do Ministério da Saúde, foram registadas nos últimos meses 137 mortes por febre-amarela em 80 municípios, além de 424 casos confirmados.

Os estados mais afetados são Minas Gerais, com 325 casos confirmados (75% do total), Espírito Santo (93) e São Paulo (4).

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.