sicnot

Perfil

Mundo

OMS envia 3,5 milhões de vacinas contra febre-amarela para o Brasil

© Ricardo Moraes / Reuters

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras associações internacionais vão enviar 3,5 milhões de vacinas contra a febre-amarela para o Brasil, para conter o surto que já matou mais de 100 pessoas, informaram fontes oficiais.

"Já foi autorizada a disponibilização de 3,5 milhões de doses que vão ser destinadas a áreas prioritárias. As doses serão transportadas por via aérea de França" para o Rio de Janeiro, indicou o Ministério da Saúde num comunicado enviado na sexta-feira.

As doses foram pedidas ao Grupo de Coordenação Internacional para Fornecimento de Vacinas, integrado pela OMS, Cruz Vermelha, Médicos Sem Fronteiras e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Outras 8,46 milhões de vacinas produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz, o maior centro de investigação médica da América Latina, serão distribuídas nas zonas mais afetadas pela febre-amarela.

A chegada da febre-amarela ao Rio de Janeiro foi confirmada esta semana com a primeira morte causada pelo vírus, com mais 36 casos suspeitos, depois de se ter propagado rapidamente pelos estados vizinhos: Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, todos na região sudeste do país.

Segundo o último relatório do Ministério da Saúde, foram registadas nos últimos meses 137 mortes por febre-amarela em 80 municípios, além de 424 casos confirmados.

Os estados mais afetados são Minas Gerais, com 325 casos confirmados (75% do total), Espírito Santo (93) e São Paulo (4).

Lusa

  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Cuidados a ter na Black Friday
    1:43
  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29