sicnot

Perfil

Mundo

Trump pede propostas para muro bonito do lado norte-americano e difícil de trepar

© Kevin Lamarque / Reuters

A administração norte-americana quer construir um muro na fronteira com o México com nove metros de altura, que tenha bom aspeto do lado norte e que seja difícil de trepar e cortar.

Os requisitos surgem em dois anúncios publicados pela agência do departamento de segurança que controla as fronteiras e alfândegas, e que supervisionará o projeto.

As propostas deverão chegar ao Governo dos Estados Unidos até ao próximo dia 29 de março.

Uma delas pede propostas para um muro de cimento, enquanto outra diz respeito a uma estrutura transparente.

De acordo com a descrição, o muro deve estar enterrado em 1,8 metros no solo e incluir portões automáticos para peões e veículos, e ser construído de uma forma que leve, pelo menos, uma hora para ser cortado.

Este é o passo mais recente da administração de Trump para a construção do muro na fronteira com o México, que o Presidente tem dito, nos últimos dias, estar a decorrer antes do prazo.

Trump tem insistido que será o México a pagar a construção da estrutura, que afirma ser necessária para travar o fluxo de imigrantes ilegais e traficantes de droga.

O custo total do projeto é desconhecido, mas os republicanos no congresso norte-americano admitem um valor entre 12 mil milhões e 15 mil milhões de dólares (11,1 mil milhões e 14 mil milhões de euros), e Trump apontou para 12 mil milhões de dólares.

No entanto, um relatório interno do departamento de segurança admitiu um valor superior, na ordem dos 21 mil milhões de dólares (19,5 mil milhões de euros).

Lusa

  • Trump sem dinheiro para construir muro
    1:13

    Mundo

    Afinal pode não haver dinheiro para construir o muro na fronteira dos Estados Unidos com o México. A obra custa 20 mil milhões de dólares mas só há 20 milhões disponíveis e nada garante que o congresso autorize a transferência de verbas de outras áreas do orçamento. Apesar da falta de dinheiro, mais de 260 empresas já se inscreveram para concorrer ao projeto.

  • Turistas chegam a esperar 2 horas no controlo de passaporte do Aeroporto de Lisboa
    2:35

    País

    Chegar ao Aeroporto de Lisboa pode ser uma dor de cabeça para centenas de passageiros. A espera para o controlo de passaporte chegou a ultrapassar as duas horas nos meses de fevereiro e março. Manuela Niza, do Sindicato dos Funcionários do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, diz que têm sido contratados inspetores que depois são desviados para outros serviços.

  • Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros

    País

    Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.

  • "Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
    1:40

    País

    A bastonária dos Enfermeiros pede uma investigação aos contratos de contentores no Hospital de São João, no Porto. Ana Rita Cavaco diz que os "milhares de euros" já gastos na contratação e manutenção dos contentores da Pediatria e outros serviços do centro Hospitalar de São João davam para construir um novo hospital. E levanta ainda a suspeita sobre a empresa contratada.