sicnot

Perfil

Mundo

Trump pede propostas para muro bonito do lado norte-americano e difícil de trepar

© Kevin Lamarque / Reuters

A administração norte-americana quer construir um muro na fronteira com o México com nove metros de altura, que tenha bom aspeto do lado norte e que seja difícil de trepar e cortar.

Os requisitos surgem em dois anúncios publicados pela agência do departamento de segurança que controla as fronteiras e alfândegas, e que supervisionará o projeto.

As propostas deverão chegar ao Governo dos Estados Unidos até ao próximo dia 29 de março.

Uma delas pede propostas para um muro de cimento, enquanto outra diz respeito a uma estrutura transparente.

De acordo com a descrição, o muro deve estar enterrado em 1,8 metros no solo e incluir portões automáticos para peões e veículos, e ser construído de uma forma que leve, pelo menos, uma hora para ser cortado.

Este é o passo mais recente da administração de Trump para a construção do muro na fronteira com o México, que o Presidente tem dito, nos últimos dias, estar a decorrer antes do prazo.

Trump tem insistido que será o México a pagar a construção da estrutura, que afirma ser necessária para travar o fluxo de imigrantes ilegais e traficantes de droga.

O custo total do projeto é desconhecido, mas os republicanos no congresso norte-americano admitem um valor entre 12 mil milhões e 15 mil milhões de dólares (11,1 mil milhões e 14 mil milhões de euros), e Trump apontou para 12 mil milhões de dólares.

No entanto, um relatório interno do departamento de segurança admitiu um valor superior, na ordem dos 21 mil milhões de dólares (19,5 mil milhões de euros).

Lusa

  • Trump sem dinheiro para construir muro
    1:13

    Mundo

    Afinal pode não haver dinheiro para construir o muro na fronteira dos Estados Unidos com o México. A obra custa 20 mil milhões de dólares mas só há 20 milhões disponíveis e nada garante que o congresso autorize a transferência de verbas de outras áreas do orçamento. Apesar da falta de dinheiro, mais de 260 empresas já se inscreveram para concorrer ao projeto.

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.