sicnot

Perfil

Mundo

Trump pede propostas para muro bonito do lado norte-americano e difícil de trepar

© Kevin Lamarque / Reuters

A administração norte-americana quer construir um muro na fronteira com o México com nove metros de altura, que tenha bom aspeto do lado norte e que seja difícil de trepar e cortar.

Os requisitos surgem em dois anúncios publicados pela agência do departamento de segurança que controla as fronteiras e alfândegas, e que supervisionará o projeto.

As propostas deverão chegar ao Governo dos Estados Unidos até ao próximo dia 29 de março.

Uma delas pede propostas para um muro de cimento, enquanto outra diz respeito a uma estrutura transparente.

De acordo com a descrição, o muro deve estar enterrado em 1,8 metros no solo e incluir portões automáticos para peões e veículos, e ser construído de uma forma que leve, pelo menos, uma hora para ser cortado.

Este é o passo mais recente da administração de Trump para a construção do muro na fronteira com o México, que o Presidente tem dito, nos últimos dias, estar a decorrer antes do prazo.

Trump tem insistido que será o México a pagar a construção da estrutura, que afirma ser necessária para travar o fluxo de imigrantes ilegais e traficantes de droga.

O custo total do projeto é desconhecido, mas os republicanos no congresso norte-americano admitem um valor entre 12 mil milhões e 15 mil milhões de dólares (11,1 mil milhões e 14 mil milhões de euros), e Trump apontou para 12 mil milhões de dólares.

No entanto, um relatório interno do departamento de segurança admitiu um valor superior, na ordem dos 21 mil milhões de dólares (19,5 mil milhões de euros).

Lusa

  • Trump sem dinheiro para construir muro
    1:13

    Mundo

    Afinal pode não haver dinheiro para construir o muro na fronteira dos Estados Unidos com o México. A obra custa 20 mil milhões de dólares mas só há 20 milhões disponíveis e nada garante que o congresso autorize a transferência de verbas de outras áreas do orçamento. Apesar da falta de dinheiro, mais de 260 empresas já se inscreveram para concorrer ao projeto.

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.