sicnot

Perfil

Mundo

Papa manifesta solidariedade com povo do Peru após inundações

© Alessandro Bianchi / Reuters

O Papa Francisco expressou este domingo a sua proximidade à "querida população" do Peru, onde se registaram nos últimos dias inundações que provocaram mais de 60 mortes e inúmeros danos materiais.

"Quero transmitir a minha proximidade à querida população do Peru duramente afetada pelas devastadoras inundações. Rezo pelas vítimas e por aqueles que se prontificaram em oferecer ajuda", disse o Papa, após rezar o Ângelus na Praça de São Pedro.

O Peru sofreu nos últimos dias uma série de inundações com efeitos devastadores que se traduziram em 69 mortos, 170 feridos, 12 desaparecidos e 72.000 vítimas e mais de meio milhão de afetados, de acordo com os últimos dados oficiais.

Além das vítimas, as inundações provocaram inúmeros danos materiais, como a destruição e pontes e cortes de água e eletricidade nas principais cidades do litoral peruano.

Lusa

  • Famílias das vítimas de Pedrógão criam associação para apurar responsabilidades
    2:13
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15