sicnot

Perfil

Mundo

Berlim considera "inaceitável" que Erdogan acuse Merkel de "práticas nazis"

Angela Merkel

© Axel Schmidt / Reuters

O Governo alemão considerou hoje "inaceitáveis" as afirmações do Presidente turco, que acusou pessoalmente a chanceler Angela Merkel de "práticas nazis" por esta ter interditado a participação de ministros turcos em eventos eleitorais pró-Erdogan na Alemanha.

"O Governo alemão está a acompanhar de perto a situação, a nossa posição continua a mesma, as comparações com o nazismo são inaceitáveis, sejam de que forma forem", declarou numa conferência de imprensa, Ulrike Demmer, uma porta-voz do Governo alemão, citada pela agência France-Presse.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, referiu-se pessoalmente à chefe do Governo alemão, Angela Merkel, num discurso divulgado pelas televisões turcas no domingo, repetindo as acusações a Berlim de práticas dignas do nazismo.

"Quando lhes chamamos nazis, não gostam. Manifestam a sua solidariedade. Em particular, Merkel. Mas recorreste a práticas nazis nessa altura", declarou Erdogan, dirigindo-se pessoalmente à chanceler alemã, numa referência à decisão de Berlim interditar a participação de ministros turcos em eventos eleitorais pró-Erdogan na Alemanha, relacionados com o referendo constitucional turco agendado para o próximo dia 16 de abril.

Ao restringir-se a apenas considerar "inaceitáveis" os propósitos de Erdogan, o Governo alemão mantém a atitude até agora assumida de não dar argumentos políticos ao chefe de Estado turco, que o beneficiem no referendo constitucional.

O Governo alemão não quer reagir de forma "assimétrica": "Quanto mais replicarmos, mais alimentaremos a tática seguida por esse Governo, por esse Presidente", afirmou aos jornalistas, Martin Schäfer, porta-voz do Ministério alemão dos Negócios Estrangeiros.

Berlim considera que Erdogan procura, através destas provocações, mobilizar o seu eleitorado, em particular a importante diáspora turca na Alemanha, a apoiar o seu projeto de reforma da Constituição turca, que consagra o expressivo reforço dos poderes presidenciais.

A Turquia convocou o embaixador alemão no domingo para protestar contra o que chamou uma manifestação de curdos em Frankfurt, que reuniu cerca de 30 mil pessoas nas ruas daquela cidade alemã no sábado, em defesa da "democracia na Turquia" e da "liberdade no Curdistão".

Lusa

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Cristiano Ronaldo diz que gostaria de ser ator

    Desporto

    A carreira de ator não está de fora da lista de coisas que Cristiano Ronaldo pode fazer depois de se retirar do futebol. Esta foi apenas uma das muitas declarações do jogador português numa entrevista ao programa espanhol "El Chiringuito de Jugones", na qual falou ainda da possível entrada de Neymar no Real Madrid e da relação com o presidente do clube, Florentino Pérez.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.