sicnot

Perfil

Mundo

Cultivo de coca e assassinato de líderes sociais são ameaça à paz na Colômbia

O ministro do Interior colombiano, Juan Fernando Cristo, afirmou esta segunda-feira que as "maiores ameaças" ao processo de paz são o aumento do cultivo de coca e o assassinato de líderes sociais.

"Estas questões (aumento do cultivo de coca e o assassinato de líderes sociais) são as duas maiores ameaças à consolidação da paz", afirmou Cristo, numa conferência no centro de estudos Diálogo Interamericano ao comentar os progressos na implementação do acordo de paz com as FARC.

Cristo salientou que "estão ali as preocupações, as prioridades e os compromissos das autoridades da Colômbia".Se queremos realmente avançar com a paz, devemos alcançar "uma diminuição drástica e radical dos cultivos ilícitos e chegar a zero [o número] de líderes sociais ameaçados e assassinados", declarou.

O ministro comentava os recentes dados dos Estados Unidos que apontam que a produção potencial de cocaína pura na Colômbia alcançou, no ano passado, um nível recorde, ao subir 37%, para 710 toneladas, e um auge de 18% de cultivo, com 188.000 hectares.

A ONU expressou este mês a sua preocupação pela violência contra os defensores dos direitos humanos na Colômbia, tendo observado, no ano passado, 389 ataques, dos quais 59 foram homicídio.

Juan Fernando Cristo sublinhou que ambos elementos estão "conectados", pelo que a saída das FARC está a levar que bandos de criminosos e cartéis de narcotráfico aproveitem para ocupar os seus territórios para tráfico de droga e mineração ilegal.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.