sicnot

Perfil

Mundo

Lisboa perde para Malmo Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2016

A cidade de Malmo, na Suécia, venceu o Prémio da Semana Europeia da Mobilidade de 2016, ao qual Lisboa e Skope, na República da Macedónia, também eram candidatas, revelou esta segunda-feira a comissária europeia dos Transportes.

A cidade vencedora foi anunciada numa cerimónia realizada esta tarde em Bruxelas, na Bélgica, que contou com a presença da comissária europeia responsável pelos Transportes, Violeta Bulc, e pelo diretor-geral do Ambiente da Comissão Europeia, Daniel Calleja.

Na sua conta oficial na rede social Twitter, a comissária felicita a cidade de Malmo, bem como a capital da Bélgica, Bruxelas, esta pelo Prémio do Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável, anunciado na mesma cerimónia.


"Espero que inspirem muitas outras [cidades] ", escreveu Violeta Bulc.

Lisboa foi candidata por transformar os seus espaços públicos disponíveis a peões, enquanto Malmo se distinguiu por apostar em bicicletas como meio de transporte sustentável e Skopje por ter um sistema de partilha de viaturas que ajuda os residentes a poupar dinheiro e a proteger o ambiente.

As obras no "Eixo Central" (nas avenidas da República e Fontes Pereira de Melo), o programa "Uma praça em cada bairro" e a requalificação da frente ribeirinha (com intervenções no Cais do Sodré, no Corpo Santo e no Campo das Cebolas) foram consideradas exemplares pela Comissão Europeia.

Este prémio visa "destacar as autoridades locais que demonstram ter empreendido esforços significativos na promoção da mobilidade urbana sustentável" e teve este ano 63 candidaturas de 23 países.

A 15.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade ocorreu de 16 a 22 de setembro de 2016 num total de 2.427 vilas e cidades, a maior participação de sempre.

Quanto à 5.ª edição do Prémio do Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável, estavam nomeadas Bruxelas, "pelos seus sistemas logísticos e inovadores", Budapeste (Hungria), pela "integração do frete na estratégia global de mobilidade", e Estocolmo (Suécia), pela sua "estratégia de estímulo da economia local, limitando o impacto adverso do frete urbano".

Este prémio pretende recompensar as autoridades locais bem-sucedidas no planeamento da mobilidade que dê resposta às necessidades de transporte de pessoas e empresas, melhorando a qualidade de vida.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00
  • Marcelo diz que Europa não deve contar com benevolência dos aliados 
    1:19

    País

    O Presidente da República concorda com Angela Merkel, que este domingo defendeu que a Europa já não pode confiar a 100% nos países aliados. Numa conferência sobre o futuro da Europa, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que a União Europeia tem de assumir responsabilidades e protagonismo e não pode contar com a iniciativa e a benevolência dos aliados.

  • Novos casos de tuberculose caíram para metade

    País

    Portugal reduziu para metade o número de novos casos de tuberculose entre 2000 e 2016, segundo um relatório hoje divulgado, que mostra que, no ano passado, a taxa de incidência da doença foi de 18 por 100 mil habitantes.

  • Julgamento de Pedro Dias só deve começar após as férias judiciais
    2:59

    País

    O Tribunal da Guarda vai juntar o homicídio de Liliane Pinto ao processo principal dos crimes de Aguiar da Beira. Pedro Dias será interrogado em julho, mas o julgamento só deve começar depois das férias judiciais. No interrogatório judicial de 10 de novembro do ano passado, Pedro Dias ficou em silêncio.

  • Merkel sugere que a Europa já não pode contar com aliados como os EUA
    1:45

    Mundo

    Depois das cimeiras do G7 e da NATO,e sem nunca mencionar Donald Trump, a chanceler alemã diz que é tempo de cada país tomar conta do próprio destino. As declarações de Angela Merkel foram feitas em Munique numa ação de campanha da CDU e evidenciam incómodo em relação às posições manifestadas pelos EUA.

  • Bombeiro alvejado durante assalto em Buenos Aires
    1:07

    Mundo

    A polícia argentina está a investigar o assalto e a agressão a tiro a um bombeiro em Buenos Aires. O homem de 30 anos foi atacado por três jovens, o momento foi captado pelas câmaras de videovigilância. As imagens mostram o exato momento em que o bombeiro foi atacado pelo grupo, perto de um quiosque de alimentação automático. De acordo com as informações disponíveis, a vítima terá sido alvejada seis vezes.