sicnot

Perfil

Mundo

Senadores democratas querem anular ordem de Trump para construir muro com México

Um grupo de 24 senadores democratas apresentou esta segunda-feira um projeto de lei para suspender a ordem executiva de Donald Trump que determina a construção de um muro com o México para travar a imigração ilegal.

A proposta foi promovida pelo senador Tom Carper, eleito pelo Estado do Delaware, e contou com o apoio de outros 23 senadores, todos democratas, exceto Bernie Sanders, que disputou a nomeação como candidato presidencial por este partido, mas continua a classificar-se como independente.

O projeto de lei, que tem poucas probabilidades de avançar num congresso dominado pelos republicanos, pretende a anulação da ordem executiva, de 25 de janeiro, em que Trump determina a construção do muro com o México e o aumento de recursos para as autoridades de controlo da imigração e a patrulha de Fronteiras, além de diminuir os requisitos para deportar os indocumentados.

A ordem foi o primeiro passo para avançar na construção do muro na fronteira sul, o que degradou as relações com o México, cujo custo em 2018 está estimado pela Casa Branca em 2,6 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros).

A ordem "é indigna, anti-norte-americana e má para a segurança", criticou, em comunicado, a senadora Catherine Cortez Masto, eleita pelo Estado do Nevada, que apoia o projeto de lei e considerou a decisão governamental um desperdício de dinheiro e uma perda de tempo que poderia ser dedicado a "resolver os problemas do sistema migratório".

O independente Gabinete de Contabilidade Pública (GAO, na sigla em inglês) admitiu que o custo total do muro pode ascender aos 21 mil milhões de dólares, sem considerar o pagamento de indemnizações por expropriação de terras. Este valor excede em muito os cerca de oito mil milhões de dólares avançados inicialmente por Trump.

Lusa

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.