sicnot

Perfil

Mundo

Cimeira da UE a 29 de abril para definir posições sobre o Brexit

© Neil Hall / Reuters

O presidente do Conselho Europeu anunciou hoje a realização de uma cimeira de líderes europeus em 29 de abril, para definir as posições da União Europeia (UE) a 27 nas negociações sobre a saída do Reino Unido do bloco europeu.

O anúncio de Donald Tusk, feito em Bruxelas, ocorre um dia depois de Londres ter anunciado que vai enviar na próxima semana, em 29 de março, a notificação para a saída do Reino Unido da União Europeia, o que desencadeia o processo negocial para a concretização do Brexit.

O anúncio de Donald Tusk, feito em Bruxelas, ocorre um dia depois de Londres ter anunciado que vai enviar na próxima semana, em 29 de março, a notificação para a saída do Reino Unido da União Europeia, o que desencadeia o processo negocial para a concretização do Brexit.


"Face ao que foi anunciado ontem (segunda-feira) em Londres, gostaria de informá-los de que vou convocar um Conselho Europeu para sábado 29 de abril, para a adoção das diretrizes para as negociações do Brexit", anunciou Tusk, durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.


O presidente do Conselho Europeu reiterou que, "pessoalmente, preferia que o Reino Unido não tivesse escolhido deixar a UE, mas a maioria dos eleitores britânicos escolheram no sentido oposto".


"Nessa medida, temos de fazer tudo o que pudermos para que o processo seja o menos doloroso possível para a União Europeia. A nossa grande prioridade para as negociações deve ser criar a máxima certeza e clareza possíveis para todos os cidadãos, empresas e Estados-membros que serão negativamente afetados pelo Brexit", declarou Tusk.


Na segunda-feira, o governo britânico anunciou que entregará em 29 de março em Bruxelas a notificação formal com vista à saída do Reino Unido da UE, ditada pelo resultado do referendo de 23 de junho de 2016, quando 52% dos eleitores votaram pelo Brexit, derrotando os 48% que preferiam a permanência.


A primeira-ministra, Theresa May, tinha-se comprometido, no congresso do partido Conservador em outubro do ano passado, a ativar o Artigo 50 até ao final de março, mas até agora o governo tinha recusado apontar uma data específica.

Lusa

  • Brexit terá início a 29 de março

    Brexit

    A notificação do governo britânico para a saída do Reino Unido da União Europeia será feita na quarta-feira, foi hoje confirmado oficialmente. A confirmação da data foi feita após o embaixador britânico para a UE, Tim Barrow, ter avisado o gabinete do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, de que uma carta seria entregue na quarta-feira da próxima semana.

  • Em Bruxelas "está tudo a postos" para as negociações

    Mundo

    A Comissão Europeia confirmou hoje ter sido informada por Londres de que a notificação para a saída do Reino Unido da UE chegará em 29 de março e sublinhou que, em Bruxelas, "está tudo a postos" para as negociações."Sim, fomos informados com antecedência (da data da ativação do artigo 50 do Tratado de Lisboa).

  • Famílias das vítimas de Pedrógão criam associação para apurar responsabilidades
    2:13
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15