sicnot

Perfil

Mundo

Ladrões de papel higiénico na China sofrem um revés tecnológico

© Lucas Jackson / Reuters

Para acabar com os roubos de papel higiénico nas casas de banho públicas, a China tem um aliado tecnológico: dispositivos de reconhecimento facial que racionam a quantidade atribuída a cada utilizador.

Os visitantes do Templo do Céu, em Pequim - um conjunto de templos património da UNESCO - que entram agora na casa de banho pública são recebidos por uma voz eletrónica: "Bem-vindo! Por favor coloque-se na zona de reconhecimento facial".

Só assim, depois de o visitante se deixar "digitalizar" por uma das seis máquinas instaladas, é que lhe são fornecidos 60 centímetros de papel higiénico. Nem mais nem menos.

E não há como enganar a máquina. Se o utilizador se apresentar perante o ecrã menos de 9 minutos depois, a voz robótica diz: "por favor, tente mais tarde".

Estes aparelhos apareceram no passado fim de semana neste emblemático local no sul de Pequim. Há vários anos que a direção tentava pôr cobro a estes roubos constantes e a solução foi apresentada pela empresa de tecnologia Shoulian Zhineng.

"A ideia pareceu um pouco absurda ao início mas depois constatámos que o nível de desperdício era de facto muitto elevado", explicou à AFP um dos responsáveis pela máquina que custa cerca de 800 euros.

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.