sicnot

Perfil

Mundo

Programa nuclear norte-coreano atingiu "nova fase"

© Heinz-Peter Bader / Reuters

A unidade de enriquecimento de urânio da Coreia do Norte duplicou de tamanho nos últimos anos, alertou o chefe da Agência Internacional para a Energia Atómica (AIEA), falando de uma "nova fase" e de "progressos" como propagandeia Pyongyang.

Yukiya Amano afirmou ao Wall Street Journal que as capacidades nucleares da Coreia do Norte têm aumentado, confirmando a propaganda de Pyongyang

"A situação é muito má (...) Atingiu uma nova fase", afirmou o diretor-geral da AIEA, num relatório publicado na segunda-feira, em que observa que "todas as indicações apontam para o facto de a Coreia do Norte estar a fazer progressos, como tem declarado".

O nível de alarme por parte da comunidade internacional relativamente às ambições militares de Pyongyang tem subido depois de uma série de lançamentos de mísseis balísticos e testes nucleares no ano passado, sendo que, no início do mês, disparou quatro rockets no que descreveu como um simulacro de ataque contra bases militares norte-americanas no Japão.

A Coreia do Norte, que também testou um poderoso novo motor de foguetão no fim de semana coincidindo com a viagem à Ásia do secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, ambiciona há muito um míssil capaz de atingir solo norte-americano com uma ogiva nuclear.

Pyongyang tem vindo a expandir de forma acelerada as suas instalações para o enriquecimento de urânio e produção de plutónio nos últimos anos, afirmou Amano ao jornal, manifestando dúvidas relativamente ao potencial de uma solução diplomática.

Durante a sua visita à Coreia do Sul, na semana passada, Rex Tillerson declarou que a abordagem de "paciência estratégica" com Pyongyang chegou ao fim, e advertiu que uma ação militar dos Estados Unidos contra o regime norte-coreano é "uma opção em cima da mesa".

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • A SIC visitou os bastidores do Santuário de Fátima
    7:43
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52