sicnot

Perfil

Mundo

Mais de mil manifestantes em Belgrado contra primeiro-ministro

Djordje Kojadinovic

Mais de mil pessoas manifestaram-se esta terça-feira na capital sérvia contra o primeiro-ministro Aleksander Vucic, no 16.º dia consecutivo de protestos depois das eleições presidenciais a 2 de abril.

Aleksander Vucic venceu com 55% dos votos, mas os líderes da oposição dizem que houve irregularidades no acto eleitoral.

Os manifestantes pedem a revisão do recenseamento eleitoral e gritam palavras de ordem a favor de eleições livres e da liberdade de imprensa.

As eleições do início do mês desencadearam a maior vaga de protestos de rua na Sérvia em 6 anos.

O receio sobre a concentração de demasiado poder num único partido e as más condições laborais têm contribuído para mobilizar milhares de pessoas para as ruas ao longo das últimas duas semanas.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras