sicnot

Perfil

Mundo

Mais de mil manifestantes em Belgrado contra primeiro-ministro

Djordje Kojadinovic

Mais de mil pessoas manifestaram-se esta terça-feira na capital sérvia contra o primeiro-ministro Aleksander Vucic, no 16.º dia consecutivo de protestos depois das eleições presidenciais a 2 de abril.

Aleksander Vucic venceu com 55% dos votos, mas os líderes da oposição dizem que houve irregularidades no acto eleitoral.

Os manifestantes pedem a revisão do recenseamento eleitoral e gritam palavras de ordem a favor de eleições livres e da liberdade de imprensa.

As eleições do início do mês desencadearam a maior vaga de protestos de rua na Sérvia em 6 anos.

O receio sobre a concentração de demasiado poder num único partido e as más condições laborais têm contribuído para mobilizar milhares de pessoas para as ruas ao longo das últimas duas semanas.

  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.