sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos três mortos em tiroteio numa cidade californiana

Handout .

Pelo menos três pessoas foram esta terça-feira mortas a tiro por um homem que já foi detido, na cidade californiana de Fresno, a cerca de 300 quilómetros de São Francisco, informaram os meios de comunicação social locais.

De acordo com as primeiras informações das autoridades, que até ao momento não classificaram o acontecimento como sendo um ataque terrorista, um homem disparou a sua arma várias vezes enquanto caminhava, pouco antes das 11:00 locais no centro de Fresno, uma cidade onde vivem cerca de meio milhão de pessoas.

O suspeito do tiroteio foi detido depois de deixar as vítimas mortais em três sítios diferentes.

Um dos mortos era um passageiro de um camião, a segunda vítima encontrava-se no cruzamento das ruas 'Fulton' e 'Nevada' e a terceira estava nos arredores de um escritório da organização "Caridades Católicas" e perdeu a vida quando estava a ser transportada para o hospital.

O chefe da polícia de Fresno, Jerry Dyer, disse que o detido é um homem de 39 anos chamado Kory Ali Muhammad, que está relacionado também com a morte, na quinta-feira, de um segurança de um motel.

Kory Ali Muhammad

Kory Ali Muhammad

"Foi um ato aleatório de violência", acrescentou o polícia, explicando que durante um minuto foram disparados 16 tiros.

As autoridades informaram que Kory Muhammad, quando se entregou às forças de segurança, gritava "Allahu Akhbar" ("Alá és grande"), no entanto, Jerry Dyer, disse que é demasiado cedo para determinar se se trata de um ato terrorista.

O chefe da polícia concluiu que até ao momento parece que o suspeito atuou sozinho e que tem um largo histórico criminal relacionado com armas e drogas, assim como por lançar ameaças terroristas.

Lusa

  • Frio no fim de semana, regiões do interior podem chegar aos -5 °C
    1:23

    País

    A Proteção Civil emitiu um alerta para o tempo frio e seco e pede cuidados redobrados. As temperaturas já começaram a descer, com regiões a registarem valores negativos. No interior, podem chegar aos 5 graus negativos. Até ao Natal o tempo vai manter-se frio, seco e com ausência de chuva.

  • Bombeiro ferido nos fogos de Pedrógão Grande regressou a casa
    2:33

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Seis meses depois dos incêndios de Pedrógão Grande, regressou a casa o último dos bombeiros de Castanheira de Pera que estava internado desde junho. Rui Rosinha esteve em coma mais de dois meses e tem ainda pela frente uma longa recuperação. O bombeiro não quer que o país esqueça o que aconteceu e espera que as duas tragédias deste ano (fogos de junho e outubro) sirvam de lição para o futuro.

  • PS volta a subir nas intenções de voto e não baixa dos 40%
    2:01
  • Marcelo evita "ideia de que o ano foi todo muito bom"
    3:14

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa disse esta sexta-feira que 2017 teve "o melhor e o pior" e que "é preciso evitar a "ideia que o ano foi todo muito bom". O Presidente da República fez estas declarações depois de António Costa ter dito que a nível económico este "foi um ano particularmente saboroso".