sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos três mortos em tiroteio numa cidade californiana

Handout .

Pelo menos três pessoas foram esta terça-feira mortas a tiro por um homem que já foi detido, na cidade californiana de Fresno, a cerca de 300 quilómetros de São Francisco, informaram os meios de comunicação social locais.

De acordo com as primeiras informações das autoridades, que até ao momento não classificaram o acontecimento como sendo um ataque terrorista, um homem disparou a sua arma várias vezes enquanto caminhava, pouco antes das 11:00 locais no centro de Fresno, uma cidade onde vivem cerca de meio milhão de pessoas.

O suspeito do tiroteio foi detido depois de deixar as vítimas mortais em três sítios diferentes.

Um dos mortos era um passageiro de um camião, a segunda vítima encontrava-se no cruzamento das ruas 'Fulton' e 'Nevada' e a terceira estava nos arredores de um escritório da organização "Caridades Católicas" e perdeu a vida quando estava a ser transportada para o hospital.

O chefe da polícia de Fresno, Jerry Dyer, disse que o detido é um homem de 39 anos chamado Kory Ali Muhammad, que está relacionado também com a morte, na quinta-feira, de um segurança de um motel.

Kory Ali Muhammad

Kory Ali Muhammad

"Foi um ato aleatório de violência", acrescentou o polícia, explicando que durante um minuto foram disparados 16 tiros.

As autoridades informaram que Kory Muhammad, quando se entregou às forças de segurança, gritava "Allahu Akhbar" ("Alá és grande"), no entanto, Jerry Dyer, disse que é demasiado cedo para determinar se se trata de um ato terrorista.

O chefe da polícia concluiu que até ao momento parece que o suspeito atuou sozinho e que tem um largo histórico criminal relacionado com armas e drogas, assim como por lançar ameaças terroristas.

Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.