sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos um polícia morto em ataque no Egito

Pelo menos um polícia morreu e quatro ficaram feridos esta terça-feira, num ataque junto ao Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina, no Monte Sinai, no Egipto. Vários homens armados terão disparado sobre um ponto de controlo da polícia, ao lado do mosteiro.

Última atualização 22:00

A informação está a ser avançada pela televisão estatal egípcia.

Este ataque acontece uma semana depois do duplo atentado em igrejas coptas, reivindicado pelo Daesh, e que matou 45 pessoas.

Os factos ocorreram na zona de controlo da segurança do mosteiro, de acordo com a mesma fonte, que não conseguiu precisar qual foi a causa dos tiros.

Não foi fornecida qualquer outra informação sobre o incidente.

"Uma pessoa foi morta, enquanto quatro outras foram mortas", declarou à televisão estatal egípcia um responsável do ministério da Saúde na província do Sinai do Sul, que referiu que os feridos estão estáveis e foram transferidos para a cidade vizinha de Sharm el-Sheikh, uma famosa estância turística.

O mosteiro de Santa Catarina situa-se na província do Sinai do Sul, cerca de 500 quilómetros a leste da capital egípcia, Cairo, e trata-se de um local muito frequentado por turistas egípcios e estrangeiros.

Desde a destituição, pelo Exército, do Presidente islamista Mohammed Morsi, em 2013, o norte da península do Sinai é palco de atentados perpetrados por 'jihadistas', principalmente dirigidos contra a polícia e os militares.

O ramo egípcio do grupo radical Estado Islâmico reivindicou um atentado que matou, em 31 de outubro de 2015, os 224 ocupantes de um avião que transportava turistas russo, que regressavam da estância balnear de Sharm el-Sheikh.

Com Lusa

  • Atentados no Egito fazem 43 mortos
    3:01

    Mundo

    O Daesh reivindicou os atentados deste domingo contra cristãos coptas, no Egipto. Pelo menos 43 pessoas morreram nas explosões em duas igrejas, em Alexandria e Tanta.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.