sicnot

Perfil

Mundo

Putin felicitou Erdogan pelo resultado do referendo

POOL New

O Presidente russo, Vladimir Putin, felicitou esta terça-feira o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, pela vitória no referendo de domingo sobre o reforço dos seus poderes, anunciou a agência de imprensa pró-governamental da Turquia Anadolu.

Putin telefonou a Erdogan para lhe dirigir as suas felicitações, precisou este meio, citando fontes da presidência turca.

Donald Trump tinha feito o mesmo na véspera, sem emitir opinião sobre o escrutínio de domingo, que a oposição turca considerou estar cheio de fraudes.

Neste mesmo sentido, a União Europeia instou hoje as autoridades turcas a "lançar investigações transparentes às alegadas irregularidades" apontadas pelos observadores internacionais ao referendo de domingo na Turquia sobre o reforço dos poderes do Presidente, que se saldou numa vitória do "sim".

Recep Tayyip Erdogan já afirmou que vai ignorar as conclusões dos observadores.

Também hoje, o principal partido da oposição na Turquia, o CHP, anunciou que vai apresentar ao Alto Conselho Eleitoral um pedido de anulação do referendo de domingo.

O "sim" venceu o referendo realizado no domingo com 51,37%, após a contagem de 99,45% dos boletins de voto.

Lusa

  • Trump terá ligado a Erdogan para o felicitar

    Mundo

    A agência de notícias turca Anadolu diz que Trump ligou esta segunda-feira a Erdogan para felicitá-lo pela vitória no referendo que lhe permite ter mais poderes. É uma notícia que não deixa de ser curiosa depois da administração de Trump ter dito umas horas antes que iria esperar pelo parecer dos observadores internacionais sobre o referendo.

  • O que muda na Turquia?
    1:19

    Mundo

    A vitória do "Sim" no referendo sobre a revisão constitucional, coloca praticamente todo o poder nas mãos do Presidente Erdogan. O jornalista da SIC Rodrigo Pratas explica o que vai mudar na Turquia.

  • Encontrada criança britânica desaparecida na praia da Luz

    País

    Foi encontrada a criança britânica que estava desaparecida desde o início da tarde, avançaram as autoridades. A Polícia Marítima tinha sido informada do desaparecimento de um rapaz de 8 anos, de nacionalidade inglesa, tendo efetuado diligências nas proximidades da praia algarvia.

    Em atualização

  • Marcelo pede "serenidade e cabeça fria" no debate político
    1:29
  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Al Gore e Garry Kasparov vão estar na Web Summit

    Web Summit

    Al Gore, antigo vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, o dirigente e cofundador da rede social Reddit são os novos nomes anunciados para a 2.ª Web Summit em Lisboa.

  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.

  • Liberdade de movimento entre UE e Reino Unido termina em março de 2019

    Brexit

    A liberdade dos cidadãos europeus para viver e trabalhar no Reino Unido vai terminar, em março de 2019. O Governo britânico pediu esta quarta-feira um estudo de um ano sobre a migração europeia no país, de modo a ajudar no sistema de imigração que será implementado. A avaliação vai estar concluída em setembro, de 2018, seis meses antes da conclusão do Brexit.