sicnot

Perfil

Mundo

Putin felicitou Erdogan pelo resultado do referendo

POOL New

O Presidente russo, Vladimir Putin, felicitou esta terça-feira o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, pela vitória no referendo de domingo sobre o reforço dos seus poderes, anunciou a agência de imprensa pró-governamental da Turquia Anadolu.

Putin telefonou a Erdogan para lhe dirigir as suas felicitações, precisou este meio, citando fontes da presidência turca.

Donald Trump tinha feito o mesmo na véspera, sem emitir opinião sobre o escrutínio de domingo, que a oposição turca considerou estar cheio de fraudes.

Neste mesmo sentido, a União Europeia instou hoje as autoridades turcas a "lançar investigações transparentes às alegadas irregularidades" apontadas pelos observadores internacionais ao referendo de domingo na Turquia sobre o reforço dos poderes do Presidente, que se saldou numa vitória do "sim".

Recep Tayyip Erdogan já afirmou que vai ignorar as conclusões dos observadores.

Também hoje, o principal partido da oposição na Turquia, o CHP, anunciou que vai apresentar ao Alto Conselho Eleitoral um pedido de anulação do referendo de domingo.

O "sim" venceu o referendo realizado no domingo com 51,37%, após a contagem de 99,45% dos boletins de voto.

Lusa

  • Trump terá ligado a Erdogan para o felicitar

    Mundo

    A agência de notícias turca Anadolu diz que Trump ligou esta segunda-feira a Erdogan para felicitá-lo pela vitória no referendo que lhe permite ter mais poderes. É uma notícia que não deixa de ser curiosa depois da administração de Trump ter dito umas horas antes que iria esperar pelo parecer dos observadores internacionais sobre o referendo.

  • O que muda na Turquia?
    1:19

    Mundo

    A vitória do "Sim" no referendo sobre a revisão constitucional, coloca praticamente todo o poder nas mãos do Presidente Erdogan. O jornalista da SIC Rodrigo Pratas explica o que vai mudar na Turquia.

  • Marinha e Exército dão luz verde ao Aeroporto do Montijo

    País

    De acordo com a edição deste domingo do Diário de Notícias, o Exército e a Marinha já comunicaram à Força Aérea disponibilidade para desocupar parcialmente a base aérea e o Montijo se transformar num num aeroporto complementar ao de Lisboa.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.