sicnot

Perfil

Mundo

ONU descobriu mais valas comuns na RD Congo

Robert Carrubba

O gabinete do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos disse quarta-feira que são já 40 as valas comuns encontradas na República Democrática do Congo (RDCongo), palco de confrontos entre forças do Governo e milícias tribais.

Os investigadores da ONU a RDCongo encontraram mais 17 valas comuns nas províncias de Kasai Central e Oriental, onde ocorrem os confrontos com a milícia Kamuina Nsapu, revelou a organização em comunicado.

"A descoberta de mais valas comuns e relatórios denunciando violações e abusos de direitos humanos mostram o horror que ocorreu em Kasai nos últimos nove meses" disse o Alto-Comissário para Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Hussein.

As investigações da missão da ONU no terreno (MONUSCO) indicam que o exército cavou as valas agora descobertas depois dos confrontos a milícia Kamuina Nsapu nas cidades de Tshimbulu e Tshienke, que terminaram com a vida de 74 pessoas, 30 delas crianças.

A milícia deve o nome ao seu antigo líder, morto pela polícia em agosto passado, em confrontos com as forças do Governo que já custaram a vida a mais de 400 congoleses e a dois observadores da ONU.

Lusa

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Cenário mais estável no Sardoal
    0:55

    País

    O presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges, disse esta manhã que a situação está mais calma. No entanto, o autarca pede que não se desmobilizem os meios porque a situação pode mudar de forma imprevisivel. Miguel Borges alertou ainda para o cansaço dos bombeiros e agentes da Proteção Civil.

  • Detida no Brasil portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos
    3:04

    Mundo

    A Polícia do Rio de Janeiro deteve uma portuguesa acusada de várias burlas nos últimos 20 anos. Ana Resende fazia-se passar por funcionária do consulado e prometia vistos e outros documentos para tirar dinheiro das vítimas. Esta é a terceira vez que a polícia brasileira detém a portuguesa por acusações de burla.