sicnot

Perfil

Mundo

Daesh reivindica ataque que fez dois mortos em Paris

Christian Hartmann

Um polícia morreu e outro ficou ferido com gravidade num tiroteio nos Campos Elísios, em Paris. O suspeito que terá atingido os dois polícias já foi abatido e pertencia ao grupo Deash que reivindicou o ataque.

Christian Hartmann

A reivindicação foi divulgada pelo órgão de propaganda do Daesh. O grupo extremista identificou um dos atacantes de nacionalidade belga, Abu Yousif.

A polícia francesa anunciou a morte de um agente durante um tiroteio, que ocorreu por volta das 21h00 locais (menos uma hora em Lisboa) de quinta-feira, nos Campos Elísios, em Paris, a três dias da primeira volta das eleições presidenciais francesas.

As autoridades francesas encerraram a avenida dos Campos Elísios e pediram às pessoas para se afastarem da área.

O suspeito que terá atingido a tiro os dois polícias foi abatido pelas autoridades.

Em declarações à televisão francesa BFM-TV, o representante do ministério francês, Pierre-Henri Brandet, comentou que o autor saiu de um carro e disparou "deliberadamente" contra um agente que se encontrava num carro-patrulha e, posteriormente, atingiu outros colegas que estavam na rua, próximo da estação de metro Franklin Roosevelt, na mais famosa avenida parisiense.

Benoit Tessier

O segundo polícia atingido ficou gravemente ferido.

Segundo a agência Reuters, as autoridades francesas apontaram para uma tentativa de assalto com dois assaltantes.

Uma testemunha afirmou que um dos assaltantes começou a disparar com uma metralhadora.

Paulo Marques, vereador das Relações Internacionais da Câmara de Paris, disse em entrevista à SIC Notícias que pelo menos duas pessoas morreram e duas ficaram feridas, estas "muito provavelmente entre a vida e a morte".

A polícia francesa confirmou à Reuters que o assaltante morto a tiro já estava sinalizado pelas autoridades.

Benoit Tessier

Donald Trump lamentou o ataque em Paris e avançou para a possibilidade de "outro ataque terrorista".

François Hollande convocou uma reunião de emergência no seguimento do ataque a dois polícias que patrulhavam a zona próxima da estação de metro Franklin Roosevelt.

O Presidente francês confirmou que um polícia morreu e dois ficaram feridos durante o ataque nos Campos Elíseos, em Paris, e afirmou que as pistas apontavam para um caso de terrorismo.

"Estamos convencidos, as pistas que podem conduzir a investigação são de ordem terrorista", afirmou o Presidente, numa declaração na quinta-feira à noite.

Benoit Tessier

As autoridades francesas emitiram um mandado de detenção para o segundo suspeito do ataque.

Segundo a Reuters, o mandado de detenção indica que o suspeito em fuga terá apanhado um comboio na Bélgica para entrar em França.

Thibault Camus

Emmanuel Macron sublinha que o primeiro dever de um Presidente é a proteção dos cidadãos e afirmou que a ameaça deste tipo de ataques é uma realidade com a qual a França terá de saber lidar nos próximos anos.

Christian Hartmann

Outros dois candidatos às eleições presidenciais em França, a dirigente de extrema-direita Marine Le Pen e o conservador François Fillon cancelaram esta quinta-feira à noite as suas ações previstas para sexta-feira, último dia da campanha.

François Fillon pediu a suspensão da campanha eleitoral.

  • Governo francês anuncia reforço de segurança

    Mundo

    O primeiro-ministro francês, Bernard Cazeneuve, anunciou hoje o reforço da segurança antes da primeira volta das presidências que se realiza no domingo, depois do atentado de quinta-feira, que provocou a morte de um polícia, em Paris.

  • "A primeira missão do Presidente é proteger"
    0:43

    Eleições França 2017

    O candidato independente às eleições presidenciais francesas já reagiu ao tiroteio em Paris. Emmanuel Macron sublinha que o primeiro dever de um Presidente é proteger os cidadãos. O candidato afirmou ainda que este tipo de ameaças é uma realidade com a qual a França terá de lidar nos próximos anos.

  • "É preciso atacar o mal pela raiz"
    0:46

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen voltou a focar o discurso no tema da segurança e do terrorismo. Numa entrevista, esta quinta-feira à noite, a líder da extrema-direita francesa defendeu que é preciso um maior controlo das fronteiras, uma aposta nas forças de segurança e uma resposta mais rápida ao terrorismo islâmico.

  • Trump fala de "novo ataque terrorista" em França
    0:26

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos afirmou esta quinta-feira que o tiroteio ocorrido esta noite nos Campos Elísios, em Paris, que provocou pelo menos dois mortos, "parece outro ataque terrorista" e enviou as suas condolências "ao povo de França"."

  • Testemunha descreve momentos de pânico em Paris
    0:38

    Mundo

    Uma testemunha do tiroteio desta quinta-feira em Paris conta os momentos de pânico vividos dentro de uma loja nos Champs-Élysées a escassos metros do local tudo aconteceu. O homem descreve o momento em que o atacante aparece com uma Kalashnikov e começou a atacar.

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.