sicnot

Perfil

Mundo

Facebook quer que utilizadores "escrevam com o cérebro"

Um projeto do departamento de hardware da rede social Facebook, divulgado esta quarta-feira, pretende que os utilizadores, através da tecnologia, consigam controlar computadores diretamente com o cérebro, interpretando e produzindo mensagens.

A BBC explica que o projeto, que ainda se encontra numa fase inicial, vai requerer novas tecnologias que permitam detetar ondas cerebrais sem a necessidade de recorrer a cirurgias invasivas.

A conferência decorreu em San Jose, na Califórnia.

A conferência decorreu em San Jose, na Califórnia.

Stephen Lam

Stephen Lam

"Não queremos descodificar os pensamentos aleatórios das pessoas", esclarece Regina Dugan, diretora do Building 8, o departamento do Facebook responsável por este projeto.

Stephen Lam

A responsável resume o projeto como uma espécie de "rato cerebral para uma realidade aumentada", que envolve elementos reais e virtuais. Desta forma, seria possível digitar 100 palavras por minuto usando apenas o cérebro (cinco vezes mais depressa que a velocidade a que escrevemos nos nossos telemóveis).

Na véspera, o fundador da rede social, Mark Zuckerberg, já tinha anunciado que o Facebook tinha vindo a estudar "interfaces cerebrais" que um dia permitirão às pessoas "comunicar usando apenas a mente".

Stephen Lam

Atualmente já existem tecnologias de controlo externo do cérebro no mercado, mas ainda demasiado simplistas e insuficientes para este tipo de evolução.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.