sicnot

Perfil

Mundo

Júpiter é "genuinamente complicado"

O coordenador científico do programa da NASA que está a levar a primeira sonda espacial, a Juno, abaixo das nuvens de Júpiter Jared Espley confessou esta quinta-feira que aquele planeta é "genuinamente complicado".

Em Braga, na Universidade do Minho para uma palestra sobre a o estudo de Júpiter e das suas luas, o cientista daquela agência aeroespacial norte-americana explicou que o objetivo da missão que coordena passa por "tentar perceber" o que existe por de baixo das "nuvens" que envolvem o planeta.

A sonda Juno (que na mitologia romana era a deusa mulher de Júpiter) vai explorar durante 20 meses o planeta Júpiter, situado a 628 milhões de quilómetros da Terra e o maior planeta do Sistema Solar, com o objetivo de avaliar a atmosfera jupiteriana, por exemplo, em termos de composição, água, temperatura, movimento, bem como o magnetismo polar e a gravidade.

"Ainda é cedo para resultados mas estamos a começar a aprender, a perceber, que Júpiter é muito complicado. Os cientistas dizem sempre que tudo é complicado mas Júpiter é genuinamente complicado", afirmou o cientista.

O objetivo já Juno, explicou, é "tentar perceber o interior de Júpiter, o que acontece debaixo das nuvens, tentar perceber como é formado o planeta" mas é uma tarefa que se adivinha difícil.

"Seja por causa dos campos magnéticos, de onde veem, como são distribuídos, é muito mais complicado do que pensávamos", confessou. A Juno pesa 3.6 quilos e tem 3.5 metros de diâmetro, movendo-se a energia solar.

Lusa

  • NASA divulga imagens inéditas de Júpiter
    0:29

    Mundo

    A NASA divuldou imagens nunca antes vistas de Júpiter. Os registos são considerados únicos, captados pela nave Juno, depois de há dois meses ter entrado na órbita do maior planeta do sistema dolar. As imagens foram captadas há uma semana, mas só agora divulgadas.

  • Juno em Júpiter
    2:39

    Mundo

    Já lhe chamam a missão não tripulada mais difícil de sempre. A sonda Juno chegou a Júpiter, está em orbita do maior planeta do sistema. A sonda americana viajou 5 anos e a fase final de aproximação foi perfeita. A NASA tem programas interactivos para que posso acompanhar esta e outras missões.

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15

    Mundo

    Emmerson Mnangagwa é o sucessor de Robert Mugabe que regressou esta quarta-feira da África do Sul, onde estava refugiado. No primeiro discurso, o Presidente do Zimbabué falou de uma nova democracia no país. Mnangagwa, conhecido como crocodilo, é suspeito de atrocidades na guerra civil pós-independência. 

  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50