sicnot

Perfil

Mundo

Júpiter é "genuinamente complicado"

O coordenador científico do programa da NASA que está a levar a primeira sonda espacial, a Juno, abaixo das nuvens de Júpiter Jared Espley confessou esta quinta-feira que aquele planeta é "genuinamente complicado".

Em Braga, na Universidade do Minho para uma palestra sobre a o estudo de Júpiter e das suas luas, o cientista daquela agência aeroespacial norte-americana explicou que o objetivo da missão que coordena passa por "tentar perceber" o que existe por de baixo das "nuvens" que envolvem o planeta.

A sonda Juno (que na mitologia romana era a deusa mulher de Júpiter) vai explorar durante 20 meses o planeta Júpiter, situado a 628 milhões de quilómetros da Terra e o maior planeta do Sistema Solar, com o objetivo de avaliar a atmosfera jupiteriana, por exemplo, em termos de composição, água, temperatura, movimento, bem como o magnetismo polar e a gravidade.

"Ainda é cedo para resultados mas estamos a começar a aprender, a perceber, que Júpiter é muito complicado. Os cientistas dizem sempre que tudo é complicado mas Júpiter é genuinamente complicado", afirmou o cientista.

O objetivo já Juno, explicou, é "tentar perceber o interior de Júpiter, o que acontece debaixo das nuvens, tentar perceber como é formado o planeta" mas é uma tarefa que se adivinha difícil.

"Seja por causa dos campos magnéticos, de onde veem, como são distribuídos, é muito mais complicado do que pensávamos", confessou. A Juno pesa 3.6 quilos e tem 3.5 metros de diâmetro, movendo-se a energia solar.

Lusa

  • NASA divulga imagens inéditas de Júpiter
    0:29

    Mundo

    A NASA divuldou imagens nunca antes vistas de Júpiter. Os registos são considerados únicos, captados pela nave Juno, depois de há dois meses ter entrado na órbita do maior planeta do sistema dolar. As imagens foram captadas há uma semana, mas só agora divulgadas.

  • Juno em Júpiter
    2:39

    Mundo

    Já lhe chamam a missão não tripulada mais difícil de sempre. A sonda Juno chegou a Júpiter, está em orbita do maior planeta do sistema. A sonda americana viajou 5 anos e a fase final de aproximação foi perfeita. A NASA tem programas interactivos para que posso acompanhar esta e outras missões.

  • PS e BE não propõem alívio da dívida à UE
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à União europeia e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta dos partidos para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido qualquer perdão de dívida, ao contrário do que os partidos mais à esquerda chegaram a defender.

  • Antigos ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo MP
    1:54

    Operação Marquês

    Quatro antigos ministros de Governos de José Sócrates foram ouvidos recentemente pelo Ministério Público (MP), no âmbito da Operação Marquês. Mário Lino, António Mendonça, Teixeira dos Santos e Luís Campos e Cunha foram ouvidos como testemunhas. Os investigadores chamaram os antigos governantes para esclarecer decisões relacionadas com a PT.

    Notícia SIC

  • Suspeito de atropelamento mortal diz que foi mero acidente 
    2:00
  • Confrontos na primeira greve geral no Brasil em 21 anos
    1:34
  • "Está na altura de pressionarmos a Coreia do Norte"
    0:45

    Mundo

    O secretário de estado norte-americano, Rex Tillerson, afirmou esta sexta-feira na ONU que a ameaça da Coreia do Norte é real e pediu que o conselho de segurança da ONU tome medidas antes que seja o regime de pyongyang a fazê-lo.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre após a cirurgia

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.