sicnot

Perfil

Mundo

Júpiter é "genuinamente complicado"

O coordenador científico do programa da NASA que está a levar a primeira sonda espacial, a Juno, abaixo das nuvens de Júpiter Jared Espley confessou esta quinta-feira que aquele planeta é "genuinamente complicado".

Em Braga, na Universidade do Minho para uma palestra sobre a o estudo de Júpiter e das suas luas, o cientista daquela agência aeroespacial norte-americana explicou que o objetivo da missão que coordena passa por "tentar perceber" o que existe por de baixo das "nuvens" que envolvem o planeta.

A sonda Juno (que na mitologia romana era a deusa mulher de Júpiter) vai explorar durante 20 meses o planeta Júpiter, situado a 628 milhões de quilómetros da Terra e o maior planeta do Sistema Solar, com o objetivo de avaliar a atmosfera jupiteriana, por exemplo, em termos de composição, água, temperatura, movimento, bem como o magnetismo polar e a gravidade.

"Ainda é cedo para resultados mas estamos a começar a aprender, a perceber, que Júpiter é muito complicado. Os cientistas dizem sempre que tudo é complicado mas Júpiter é genuinamente complicado", afirmou o cientista.

O objetivo já Juno, explicou, é "tentar perceber o interior de Júpiter, o que acontece debaixo das nuvens, tentar perceber como é formado o planeta" mas é uma tarefa que se adivinha difícil.

"Seja por causa dos campos magnéticos, de onde veem, como são distribuídos, é muito mais complicado do que pensávamos", confessou. A Juno pesa 3.6 quilos e tem 3.5 metros de diâmetro, movendo-se a energia solar.

Lusa

  • NASA divulga imagens inéditas de Júpiter
    0:29

    Mundo

    A NASA divuldou imagens nunca antes vistas de Júpiter. Os registos são considerados únicos, captados pela nave Juno, depois de há dois meses ter entrado na órbita do maior planeta do sistema dolar. As imagens foram captadas há uma semana, mas só agora divulgadas.

  • Juno em Júpiter
    2:39

    Mundo

    Já lhe chamam a missão não tripulada mais difícil de sempre. A sonda Juno chegou a Júpiter, está em orbita do maior planeta do sistema. A sonda americana viajou 5 anos e a fase final de aproximação foi perfeita. A NASA tem programas interactivos para que posso acompanhar esta e outras missões.

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52