sicnot

Perfil

Mundo

Júpiter é "genuinamente complicado"

O coordenador científico do programa da NASA que está a levar a primeira sonda espacial, a Juno, abaixo das nuvens de Júpiter Jared Espley confessou esta quinta-feira que aquele planeta é "genuinamente complicado".

Em Braga, na Universidade do Minho para uma palestra sobre a o estudo de Júpiter e das suas luas, o cientista daquela agência aeroespacial norte-americana explicou que o objetivo da missão que coordena passa por "tentar perceber" o que existe por de baixo das "nuvens" que envolvem o planeta.

A sonda Juno (que na mitologia romana era a deusa mulher de Júpiter) vai explorar durante 20 meses o planeta Júpiter, situado a 628 milhões de quilómetros da Terra e o maior planeta do Sistema Solar, com o objetivo de avaliar a atmosfera jupiteriana, por exemplo, em termos de composição, água, temperatura, movimento, bem como o magnetismo polar e a gravidade.

"Ainda é cedo para resultados mas estamos a começar a aprender, a perceber, que Júpiter é muito complicado. Os cientistas dizem sempre que tudo é complicado mas Júpiter é genuinamente complicado", afirmou o cientista.

O objetivo já Juno, explicou, é "tentar perceber o interior de Júpiter, o que acontece debaixo das nuvens, tentar perceber como é formado o planeta" mas é uma tarefa que se adivinha difícil.

"Seja por causa dos campos magnéticos, de onde veem, como são distribuídos, é muito mais complicado do que pensávamos", confessou. A Juno pesa 3.6 quilos e tem 3.5 metros de diâmetro, movendo-se a energia solar.

Lusa

  • NASA divulga imagens inéditas de Júpiter
    0:29

    Mundo

    A NASA divuldou imagens nunca antes vistas de Júpiter. Os registos são considerados únicos, captados pela nave Juno, depois de há dois meses ter entrado na órbita do maior planeta do sistema dolar. As imagens foram captadas há uma semana, mas só agora divulgadas.

  • Juno em Júpiter
    2:39

    Mundo

    Já lhe chamam a missão não tripulada mais difícil de sempre. A sonda Juno chegou a Júpiter, está em orbita do maior planeta do sistema. A sonda americana viajou 5 anos e a fase final de aproximação foi perfeita. A NASA tem programas interactivos para que posso acompanhar esta e outras missões.

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.