sicnot

Perfil

Mundo

Tempestade tropical "Arlene" forma-se no Atlântico

A primeira tempestade tropical de 2017, "Arlene", formou-se esta quinta-feira no meio do Atlântico, mais de um mês antes do começo oficial da temporada de furacões nesse oceano.

O Centro Nacional de Furacões (CNF) dos Estados Unidos alertou hoje, num boletim, que o sistema, que foi formado horas antes com uma depressão a oeste do arquipélago dos Açores, vai alastrar-se hoje à noite ou sexta-feira.

A tempestade tropical apresenta ventos máximos de 75 quilómetros por hora e move-se com direção oeste-noroeste a 41 quilómetros por hora.

Devido à sua localização, longe do continente, não foi emitido qualquer aviso para as zonas costeiras devido à passagem do ciclone, que deverá manter a sua trajetória até a sua dissipação.

Especialistas da Universidade do Estado do Colorado (UEC) previram que a próxima temporada de furacões na bacia do Atlântico, que começa oficialmente em 01 de junho, vai ser mais suave do que o habitual, com 11 ciclones, dos quais quatro serão furacões e dois deles de categoria maior.

Lusa

  • Coreia do Norte foi "isolada à força"

    Mundo

    O empresário espanhol León Smit, que organiza visitas à Coreia do Norte, diz que o país foi "isolado à força", sendo "muito difícil" estabelecer relações comerciais com Pyongyang, sob o regime de Kim Jong-un.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite