sicnot

Perfil

Mundo

Uma destas mulheres vai ao espaço

Fabrizio Bensch

A Alemanha promoveu uma competição para enviar a primeira mulher alemã para o espaço. Esta quarta-feira a agência de recrutamento aeroespacial selecionou as duas finalistas, uma é piloto e a outra é metereologista.

Nicola Baumann e Insa Thiele-Eich foram as finalistas escolhidas entre as últimas seis candidatas.

Em Março de 2016, foram 400 as mulheres a candidatar-se.

As finalistas passaram num processo de selecção do Centro Aeroespacial Alemão, foram submetidas a testes psicológicos e médicos baseados nas orientações da Agência Espacial Europeia.

Nicola Baumann e Insa Thiele-Eich vão agora começar no final deste ano os vários cursos e treinos de dois anos para se tornarem astronautas.

  • Coreia do Norte foi "isolada à força"

    Mundo

    O empresário espanhol León Smit, que organiza visitas à Coreia do Norte, diz que o país foi "isolado à força", sendo "muito difícil" estabelecer relações comerciais com Pyongyang, sob o regime de Kim Jong-un.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite