sicnot

Perfil

Mundo

Palácio de Buckingham revela foto de Isabel II com um mês

A rainha Isabel II festeja hoje 91 anos. "Ainda estou viva", brincava no seu 90º aniversário. Mais um ano passado, a monarca mantém a vivacidade e lucidez no mais longo reinado da Grã-Bretanha e do Mundo.

Há mais de 65 anos no trono de Inglaterra, Isabel II festeja hoje o 91º aniversário. O dia começou com uma salva de 41 tiros de canhão em Hyde Park, 21 em Windsor Great Park e terminará com 62 disparos na Torre de Londres.

A BBC iniciou a programação com o hino "God Save the Queen" - Deus proteja a rainha - e, no Twitter, o ministro dos Negócios Estrangeiros escreveu: "Hip hip hurra para a rainha e muitas felicidades para sua majestade - feliz aniversário minha senhora!".

O Palácio de Buckingham divulgou uma foto especial da rainha: o dia do seu batizado, quando Isabel tinha apenas um mês de vida.

Isabel II: factos e números

A reinar há 65 anos e 75 dias, Isabel II é a monarca britânica com o mais longo reinado. A 9 de setembro de 2015, ultrapassou a trisavó rainha Victória.

É também a monarca com o mais longo reinado do mundo, desde a morte do rei da Tailândia Bhumibol Adulyadej no ano passado.

Durante o seu reinado houve 13 primeiros-ministros, de Winston Churchill a Theresa May.

Domingo de Páscoa no Castelo de Windsor

Domingo de Páscoa no Castelo de Windsor

Peter Nicholls / Reuters

Conheceu 12 Presidentes dos EUA, de Herbert Hoover a Barack Obama - mais de um quarto do total de Presidentes desde a independência. Deverá receber Donald Trump ainda este ano.

Viajou mais de 1,6 milhões de quilómetros em visitas oficiais a 106 países.

Nasceu em 1926, filha dos duques de York. Casou com Philip, que recebeu o título de duque de Edimburgo,

Tem quatro filhos, oito netos e cinco bisnetos.

Nos últimos anos reduziu as suas funções oficiais, mas em 2016 esteve presente em 332 eventos.

  • Rainha Isabel II dá luz verde às negociações para o Brexit

    Brexit

    A Rainha de Inglaterra deu hoje o aval ao artigo 50 que dá à primeira-ministra britânica, Theresa May, os poderes necessários para avançar no processo de negociação para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). O anúncio foi feito hoje, no Parlamento, pelo porta-voz John Bercow, apesar de no início da semana ter sido comunicado que a decisão só deveria ser conhecida no final deste mês.

  • A derrota que envergonhou a Argentina e apurou a Croácia

    Mundial 2018 / Argentina

    A Croácia garantiu esta quinta-feira a passagem aos oitavos de final do Mundial 2018. A seleção croata bateu a Argentina por 3-0 e deixou os sul-americanos com as contas do apuramento muito complicadas. Veja aqui os golos e os principais lances do encontro.

  • A "saída limpa" da Grécia ao fim de oito anos de resgates
    0:54
  • Lisboa vence prémio Capital Europeia Verde de 2020

    País

    A cidade de Lisboa venceu o prémio de Capital Europeia Verde de 2020, anunciou o comissário da União Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu em Nijmegen, na Holanda.

  • Trump culpa democratas pela separação de pais e filhos
    0:22
  • Melania quer famílias reunidas "o mais rápido possível"
    0:35

    Mundo

    A primeira dama dos Estados Unidos fez uma visita surpresa a um centro de detenção de crianças, na fronteira com o México. As imagens mostram a mulher de Donald Trump reunida com responsáveis, não se sabendo para já se Melania teve ou não contacto direto com algumas das crianças detidas.