sicnot

Perfil

Mundo

Palácio de Buckingham revela foto de Isabel II com um mês

A rainha Isabel II festeja hoje 91 anos. "Ainda estou viva", brincava no seu 90º aniversário. Mais um ano passado, a monarca mantém a vivacidade e lucidez no mais longo reinado da Grã-Bretanha e do Mundo.

Há mais de 65 anos no trono de Inglaterra, Isabel II festeja hoje o 91º aniversário. O dia começou com uma salva de 41 tiros de canhão em Hyde Park, 21 em Windsor Great Park e terminará com 62 disparos na Torre de Londres.

A BBC iniciou a programação com o hino "God Save the Queen" - Deus proteja a rainha - e, no Twitter, o ministro dos Negócios Estrangeiros escreveu: "Hip hip hurra para a rainha e muitas felicidades para sua majestade - feliz aniversário minha senhora!".

O Palácio de Buckingham divulgou uma foto especial da rainha: o dia do seu batizado, quando Isabel tinha apenas um mês de vida.

Isabel II: factos e números

A reinar há 65 anos e 75 dias, Isabel II é a monarca britânica com o mais longo reinado. A 9 de setembro de 2015, ultrapassou a trisavó rainha Victória.

É também a monarca com o mais longo reinado do mundo, desde a morte do rei da Tailândia Bhumibol Adulyadej no ano passado.

Durante o seu reinado houve 13 primeiros-ministros, de Winston Churchill a Theresa May.

Domingo de Páscoa no Castelo de Windsor

Domingo de Páscoa no Castelo de Windsor

Peter Nicholls / Reuters

Conheceu 12 Presidentes dos EUA, de Herbert Hoover a Barack Obama - mais de um quarto do total de Presidentes desde a independência. Deverá receber Donald Trump ainda este ano.

Viajou mais de 1,6 milhões de quilómetros em visitas oficiais a 106 países.

Nasceu em 1926, filha dos duques de York. Casou com Philip, que recebeu o título de duque de Edimburgo,

Tem quatro filhos, oito netos e cinco bisnetos.

Nos últimos anos reduziu as suas funções oficiais, mas em 2016 esteve presente em 332 eventos.

  • Rainha Isabel II dá luz verde às negociações para o Brexit

    Brexit

    A Rainha de Inglaterra deu hoje o aval ao artigo 50 que dá à primeira-ministra britânica, Theresa May, os poderes necessários para avançar no processo de negociação para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). O anúncio foi feito hoje, no Parlamento, pelo porta-voz John Bercow, apesar de no início da semana ter sido comunicado que a decisão só deveria ser conhecida no final deste mês.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.