Suposto cúmplice do tiroteio em Paris entrega-se na Bélgica

Christophe Ena
21.04.2017 09h47
O suspeito referenciado pela Bélgica por ligações ao tiroteio de ontem em Paris entregou-se em Antuérpia. A informação já foi confirmada pelo Ministério do Interior francês, numa altura em que a polícia interrogava pelo menos três familiares do atirador abatido a tiro nos Campos Elísios.
Última atualização às 10:27
O porta-voz do Ministério, Pierre-Henry Brandet, citado pela emissora "France Info", disse que o suspeito tinha sido sinalizado pelos serviços secretos belgas às autoridades francesas depois do ataque de quinta-feira, em que um polícia foi morto e dois ficaram feridos antes de o autor dos disparos ser abatido pelas forças de segurança.
Numa entrevista à rádio Europe 1, Pierre Henry Brandet sublinhara ser "demasiado cedo" para dizer se este homem está "muito ou pouco" ligado aos acontecimentos nos Campos Elísios.A procuradoria de Paris, que está a investigar o caso, disse entretanto que os investigadores encontraram uma espingarda e facas no carro do atacante.
Um polícia foi morto e dois ficaram gravemente feridos na quinta-feira à noite, quando um homem disparou contra o veículo em que seguiam na avenida dos Campos Elísios, no centro de Paris.
O atacante foi morto por outros agentes da polícia francesa e um transeunte foi também atingido.
"O agressor chegou de carro, saiu. Abriu fogo contra o carro da polícia com uma arma automática, matou um dos polícias", disse fonte policial citada pela AFP.Uma turista ficou "ligeiramente ferida por bala" durante a troca de tiros, acrescentou outra fonte policial.
O Presidente francês, François Hollande, que convocou um Conselho de Segurança para a manhã de hoje, afirmou que o caso está a ser investigado pela secção antiterrorista da procuradoria de Paris e que as pistas que poderão conduzir a investigação "são de ordem terrorista".
O grupo extremista Daesh reivindicou o ataque, através de um comunicado divulgado pelo órgão de propaganda do EI, a Amaq:
"O autor do ataque nos Campos Elísios, no centro de Paris, é Abu Yussef, 'o Belga', e é um dos combatentes do Estado Islâmico"
As autoridades francesas afirmaram que o autor do ataque estava identificado como extremista por ter manifestado a intenção de matar polícias, segundo fontes próximas do inquérito, citadas pela AFP.
O primeiro-ministro francês anunciou hoje o reforço da segurança.
O ataque ocorre a três dias da primeira volta das eleições presidenciais em França, em que a segurança é um dos temas em destaque, após vários ataques terroristas no país nos últimos anos.
Com Lusa
Relacionados
- 2:39
Relato do tiroteio na noite passada nos Campos Elísios, em Paris
Dois mortos, um ferido grave e dois ligeiros é o resultado de um tiroteio nos Campos Elísios, em Paris, na noite passada. O suspeito foi abatido pelas autoridades. O Daesh reivindicou entretanto a autoria do ataque que aconteceu a três dias da primeira volta das eleições presidenciais em França.
- 1:14
Cazeneuve anuncia reforço da segurança
O primeiro-ministro francês anunciou hoje o reforço da segurança antes da primeira volta das presidenciais, na sequência do atentado de ontem. Bernard Cazeneuve diz que a nação está solidária com as vitimas e as famílias e elogiou a forma como a policia tem sabido responder à ameaça do terrorismo no país.
- 1:15
Marine Le Pen teme novos atentados
A candidata às presidenciais francesas Marine Le Pen diz que tem conhecimento de que o Daesh enviou para Paris um outro militante para cometer mais ataques e que esse suspeito ainda não foi identificado. Em entrevista, esta manhã, a líder da Frente Nacional acrescentou que os franceses têm de estar alerta para o risco de novos atentados terroristas.
- 2:22
Candidatos presidenciais expressaram solidariedade com forças policiais
Os candidatos às eleições presidenciais francesas, cuja primeira volta se realiza no domingo, expressaram na quinta-feira à noite solidariedade com as forças policiais, após o tiroteio que matou um polícia e feriu outros dois, em Paris.
-
Marcelo Rebelo de Sousa transmitiu condolências a Hollande
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou na quinta-feira uma mensagem de condolências ao Presidente francês, François Hollande, face ao atentado em Paris, que provocou dois mortos."Foi com grande consternação que tomei conhecimento do atentado terrorista que acaba a ocorrer em Paris, em plenos Campos Elísios", escreveu Marcelo Rebelo de Sousa, na página da 'internet' da Presidência da República.
-
Tiroteio em Paris
Um homem abriu fogo sobre um carro da polícia nos Campos Elísios de Paris, em França. A avenida foi de imediato evacuada. As autoridades aconselharam os habitantes a não se dirigirem para o local.
- 1:19
"Os indícios são de cariz terrorista"
François Hollande reagiu poucas horas depois do tiroteio em Paris. O Presidente francês disse que a pista terrorista é aquela que está a ser seguida nas investigações.
- 1:42
"É um drama para a polícia e para o país"
O porta-voz do Ministério do Interior de França, Pierre Henry Brandet, explicou como decorreu a atuação da polícia nos momentos que se seguiram ao tiroteio em Paris.
Na Homepage
- 0:54
- 0:32
"Há partidos que no discurso dizem uma coisa mas com o voto fazem outra"
26.04.2018 às 19h42
-
- 0:57
-
Português assassinou mulher e filho na Suíça por não aceitar separação
A não aceitação da separação está na origem do crime perpetrado por um cidadão português que assassinou a mulher e o filho na quarta-feira, em Payerne, centro-oeste da Suíça, revelou a edição eletrónica da Gazeta Lusófona.
26.04.2018 às 20h24
- 0:20
- 1:27
-
"Se não conseguir subir, pelo menos rasteje"
Depois de quatro horas e mais de 2700 degraus, Mandy Horvath chegou ao cimo do monte de Manitou, no Colorado, Estados Unidos. Uma história de persistência e superação.
26.04.2018 às 21h21
-
Vírus Zika mata tumores cerebrais humanos em experiência com ratos
Cientistas verificaram num ensaio pré-clínico com ratos que o vírus Zika elimina tumores cerebrais comuns em crianças com menos de cinco anos, foi esta quinta-feira divulgado.
26.04.2018 às 20h35
- 3:03
- 1:30