sicnot

Perfil

Mundo

Tortura de homossexuais na Chechénia terá causado pelo menos três mortos

A denúncia da Aministia Internacional sobre perseguição e tortura de homossexuais na Chechénia tem levado à organização de diversos protestos em vários pontos do mundo.

Carlos Jasso/ Reuters

Cerca de 100 homossexuais terão sido raptados e torturados na república da Chechénia, no sul da Rússia. A Amnistia Internacional que tem alertado para este caso de alegada violação de diretos humanos avança agora que pelo menos três vítimas terão morrido na sequência dos maus tratos por parte das autoridades.

O Governo da Chechénia não admite a existência de "gays" no seu território e organizou uma operação dirigida a este grupo da sociedade que considera indesejável. "Remoção preventiva", assim foi designada a operação policial que terá jà levado à detenção de cerca de uma centena de indivíduos.

A Amnistia Internacional cita o Novaya Gazeta, que denunciou as detenções, bem como a realização de uma ação coordenada contras homens homossexuais que terão sido torturados, supostamente para que denunciassem outros indivíduos "gays". O jornal independente russo noticiou também a morte de pelo menos três dos detidos.

"Os crimes de honra" continuam a ser praticados com frequência na Chechénia. Também no seio das próprias famílias, um homem que pelo facto de ser homossexual se considera estar a trair "a honra da família", poderá ser morto por outro familiar e este crime é facilmente encoberto pelas próprias autoridades.

Entre as iniciativas desenvolvidas pela Amnistia Internacional para alertar a comunidade internacional para este caso, inclui-se uma petição dirigida aos responsáveis da Chechénia.

Carlos Jasso/ Reuters

A denúncia deste caso levou à realização de vários protestos e manifestações em diversos pontos do mundo, incluindo Lisboa. Centenas de pessoas concentraram-se esta terça-feira junto à embaixada da Rússia para contestar a "perseguição a homossexuais" na Chechénia e exigir às autoridades portuguesas uma "pressão internacional e diplomática" para exigir o respeito pelos direitos humanos.

O Kremlin já rejeitou estas notícias. "Essas informações não se confirmam", declarou esta quinta-feira o porta-voz Dmitri Peskov, depois de um encontro entre o Presidente russo Vladimir Putin e Ramzan Kadyrov, governador da Chechénia, república russa do Cáucaso de maioria muçulmana.

  • Homossexuais raptados e torturados na Chechénia

    Mundo

    A Amnistia Internacional exortou na quarta-feira as autoridades russas para que investiguem as alegadas práticas de rapto e tortura de homossexuais na Chechénia, tendo lançado uma petição a exigir que os responsáveis sejam levados à justiça.

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.