sicnot

Perfil

Mundo

Aroma de alecrim faz bem à memória

A investigação submeteu crianças de 10 e 11 anos a testes de memória em salas com e sem aroma a alecrim.

Jacquelyn Martin/ AP

Um estudo realizado no Reino Unido concluiu que o aroma de alecrim pode ter benefícios para a memória. A investigação submeteu 40 alunos, com 10 e 11 anos, a testes de memória em salas com e sem aroma dessa planta. Os estudantes, que desconheciam o propósito do estudo, obtiveram melhores resultados quando estavam numa divisão onde cheirava a alecrim.

A pesquisa da Universidade de Northumbria, Newcastle, pretendeu ir ao encontro de crenças populares sobre os benefícios desta planta, explicou à BBC Mark Moss, um dos responsáveis pela investigação.

Há centenas de anos que se acredita que o alecrim faz bem à memória. Na Grécia Antiga, os estudantes usavam coroas de alecrim durante a época de exames. Ofélia, em "Hamlet" de William Shakespeare, afirmava: "Há alecrim, isso é para a memória".

Quais os efeitos do aroma de alecrim, difundidos através de óleo essencial, no cérebro humano? Como é que somos influenciados pelos aromas? São estas algumas das questões que o estudo, que será apresentado esta semana na conferência anual da Sociedade Britânica de Psicologia, quis dar resposta.

Nos testes realizados pelos cientistas da Universidade de Northumbria, os alunos que realizaram os testes de memória numa sala com cheiro a alecrim tiveram resultados entre 5% a 7% melhores do que os que fizeram as mesmas provas num ambiente isento desse aroma.

Os especialistas que lideraram o estudo, Mark Moss e Victoria Earle, concluíram que os neurotransmissores cerebrais associados à memória podem ser influenciados pelos sentidos, incluindo o cheiro.

"É quase como a interação que acontece com os fármacos", o cérebro é influenciado pelo que está a ser inalado. "Pode acontecer que os aromas afetem a atividade elétrica cerebral ou os componetentes farmacológicos ativos na planta sejam absorvidos", explicou Mark Moss à BBC.

De acordo com o investigador, esta pesquisa foi um pequeno passo inicial para confirmar a existência de uma relação entre o aroma a alecrim e a memória. Agora, a equipa tem em vista um estudo de maiores dimensões, que terá também o objetivo de avaliar o impacto nos adultos.

  • Governo garante reforço das verbas para defesa da floresta até ao fim do ano
    2:37

    País

    O Governo rejeitou centenas de candidaturas com projetos para a prevenção de incêndios florestais, por falta de verbas. Perante a situação, o Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Agricultura sobre as reprovações. Contudo, contactado pela SIC, o ministro Capoulas Santos garantiu que o programa de desenvolvimento rural está a ser reajustado e, até ao final do ano, está previsto o reforço de verbas.

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.