sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 8 mortos e 26 feridos em ataque suicida no Afeganistão

Omar Sobhani

Pelo menos sete civis e um atacante morreram e outras 26 pessoas ficaram feridas num atentado suicida à passagem de uma caravana da missão da NATO no Afeganistão, numa zona da alta segurança em Cabul.

A explosão ocorreu por volta das 7:45 locais (2:15 em Lisboa), no Distrito Policial 9, no centro da capital afegã, à passagem de uma caravana da NATO e "perto da embaixada dos Estados Unidos", disse à EFE o porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid.

Nenhum membro da Aliança Atlântica ficou ferido, acrescentou Mujahid.

Nenhum grupo armado reivindicou até esta manhã a autoria do atentado suicida.

Noutro ataque no mês passado na área de maior segurança de Cabul, cinco civis morreram e três pessoas ficaram feridas quando um suicida que seguia a pé tentou detonar os explosivos que transportava contra um veículo de funcionários do Governo no exterior do Palácio Presidencial.

Esse atentado foi reivindicado pelo grupo radical Daesh através de um comunicado difundido na Internet pela agência Amaq, órgão de propaganda do grupo.

O Governo do Afeganistão tem vindo a perder terreno face aos talibãs e outros grupos insurgentes desde o final da missão militar da Aliança Atlântica e atualmente apenas controla 57 % do país, segundo o inspetor especial geral para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR) do Congresso dos Estados Unidos.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC