sicnot

Perfil

Mundo

Marido da rainha Isabel II vai abandonar todas as funções reais

POOL New

Todos os funcionários da Casa Real britânica foram convocados ontem à noite para uma reunião de "urgência". Os motivos do encontro suscitaram rumores. De acordo o anúncio feito esta manhã pelo Palácio de Buckingham, as causas da reunião prendem-se com o facto do duque de Edimburgo, marido da rainha Isabel II, tencionar abandonar no outono todas as funções relacionadas com a Casa Real.

O príncipe Filipe, duque de Edimburgo, completa em junho 96 anos de idade. Na altura do Natal, a rainha, de 91 anos, e o marido sofreram problemas de saúde, o que ajudou a alimentar os rumores sobre a possibilidade das causas do encontro de hoje estarem relacionadas com problemas de saúde da monarca ou do marido.

O duque de Edimburgo tomou a decisão de não participar a partir do outono em mais compromissos públicos, segundo o comunicado do Palácio de Buckingham, com "o apoio total da Rainha".


"O príncipe Filipe vai participar de compromissos agendados anteriormente entre agora e agosto, tanto individualmente como acompanhando a rainha. Posteriormente, não aceitará novos convites para visitas e compromissos, embora ainda possa decidir assistir a certos eventos públicos de vez em quando", refere o comunicado.


De acordo com o Palácio, o príncipe consorte é patrono, presidente ou membro de mais de 780 organizações, com as quais continuará a ser associado, embora sem desempenhar um papel ativo.

POOL New

O mesmo comunicado adianta que a Rainha Isabel II continuará a tomar parte de cerimónias oficiais "com o apoio de membros da Família Real". Nos últimos anos, os netos da rainha, príncipes William e Harry, têm progressivamente representado a monarca em cerimónias, sobretudo em viagens ao estrangeiro.

Na reunião de hoje vão estar presentes os funcionários do Castelo de Balmoral, na Escócia, do Castelo de Windsor, nos arredores de Londres, e da mansão privada de Sandringham, no condado inglês de Norfolk.

Os encontros com os funcionários são frequentes mas a convocatória, ocorrida ao final da noite, tornou o encontro "pouco habitual".

Isabel II, que no passado mês de fevereiro celebrou os 65 anos de reinado, regressou esta manhã a Buckingham, a residência oficial na capital do Reino Unido, depois de ter passado a Páscoa em Windsor.

Com Lusa

  • Reunião urgente em Buckingham nada terá a ver com saúde da rainha
    1:59

    Mundo

    Todos os funcionários dos palácios reais do Reino Unido foram convocados ontem, às 23h00, para uma reunião de emergência que terá lugar às 11h00 desta quinta-feira. O correspondente da SIC em Londres, Emanuel Nunes, afirma que esta reunião nada terá a ver com a saúde da rainha Isabel II.

  • Casa Real britânica convoca reunião urgente em Buckingham

    Mundo

    Todo o pessoal de serviço da Casa Real britânica foi convocado durante a madrugada para uma reunião de emergência no Palácio de Buckingham. Desconhecem-se por enquanto as motivações desta "reunião pouco habitual". De acordo com o site da BBC, na origem do encontro não estarão problemas de saúde da rainha Isabel II ou do duque de Edimburgo.

  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Jogo entre FC Porto e Mónaco, reencontro de jogadores e técnicos
    1:18
  • Explosão do vulcão Agung é certa, mas é impossível saber quando
    1:24