sicnot

Perfil

Mundo

Pena de morte para violadores de estudante em Nova Deli

O Supremo Tribunal indiano confirmou hoje a condenação à morte de quatro homens pela violação coletiva e morte de uma estudante de 23 anos, em 2012, em Nova Deli.

O caso originou manifestações populares na capital indiana e uma onda de indignação no país, ao deixar claro o tipo de violência exercida contra as mulheres indianas.

A 16 de dezembro de 2012, uma estudante de fisioterapia foi violada por seis homens a bordo de um autocarro, na capital indiana.

A jovem morreu 13 dias depois, na sequência dos graves traumatismos sofridos.

Antes de morrer, denunciou os agressores, o que permitiu à polícia indiana deter os seis homens.

Quatro dos acusados recorreram ao Supremo Tribunal, mais alta instância judiciária do país, para contestar a condenação à morte pronunciada em 2013 e confirmada em recurso, no ano seguinte.

O veredicto final foi mantido depois de quase um ano de audiências.

O último recurso dos quatro condenados para evitar a pena capital é pedir um perdão presidencial.

Akshay Thakur, Pawan Gupta, Vinay Sharma e Mukesh Singh, oriundos de zonas rurais pobres, moravam num bairro de lata no sul de Nova Deli e viviam de biscates.

O motorista do autocarro, considerado o líder do grupo, suicidou-se na prisão antes do início do processo.

Um sexto suspeito, de 17 anos na altura do crime, foi condenado a três anos de prisão, pena máxima prevista para os menores de idade. Foi libertado no final de 2015, o que desencadeou uma nova onda de indignação na Índia.

O ataque levou à adoção de regras mais rígidas contra os crimes sexuais e mostrou ao mundo o que grupos de direitos das mulheres no país chamam de "epidemia de violações".

Lusa

  • Bruxelas aguarda relatório completo para analisar pesca da sardinha
    1:29
  • Madonna está outra vez em Lisboa 😲
    0:59
  • Novas regras para compra e venda de animais
    2:04

    País

    Foi aprovado o projeto de lei do PAN que regula transações de animais de companhia. O diploma proíbe, ainda, a publicidade e a venda online de animais selvagens. As multas para o incumprimento da legislação poderão ir dos 200 aos 3.740 euros.

  • Assédio proibido por lei
    1:40

    País

    Ser assediado no emprego é agora proibido por lei e passa a dar direito a indemnização. É o que prevê o diploma aprovado ontem no Parlamento, com as abstenções do PSD e do CDS.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.

  • Montenegro e o futuro do PSD: "Não vou pedir licença para avançar"
    1:41

    País

    Luís Montenegro admite que se achar que é a pessoa ideal para a liderança do PSD, não vai pedir licença a ninguém para avançar. Em entrevista à SIC Notícias, o ex-líder parlamentar do PSD diz que está ao lado de Passos Coelho mas sublinha que é importante que haja uma clarificação na liderança do partido.

    Entrevista SIC Notícias