sicnot

Perfil

Mundo

Procurados em Paris três suspeitos de prepararem atentado terrorista

Procurados em Paris três suspeitos de prepararem atentado terrorista

A polícia francesa procura três homens suspeitos de estarem a preparar um atentado terrorista, tendo, neste âmbito, montado na segunda-feira à noite, uma aparatosa operação numa estação do metro de Paris. 

Um vendedor de bilhetes na estação de metro de Valenciennes deu um alerta depois de julgar ter reconhecido um dos três homens procurados, listado pela polícia nas redes sociais, o que originou a operação das autoridades francesas e o encerramento temporário da Gare du Nord, um dos principais interpostos de transportes parisienses.

Não houve quaisquer detenções, de acordo com a agência Associated Press, que cita fontes da polícia francesa.


Os três suspeitos foram identificados pela polícia francesa como sendo os cidadãos belgas Bilal al Marchohi e Tarik Jadaoun, e o afegão Zabihullah Sarwari.


A congestionada Gare du Nord - terminal de uma vasta rede ferroviária suburbana e nacional, assim o "hub" dos comboios que ligam Paris a Londres - foi evacuada pelas 23 horas locais (menos uma hora em Portugal) esta segunda-feira pela brigada especial de busca e intervenção da polícia francesa (BRI, na sigla francesa).


A operação prolongou-se pelas primeiras horas da madrugada de hoje, sem que a polícia encontrasse qualquer dos suspeitos procurados entre a totalidade dos passageiros que ocupavam o comboio proveniente de Valenciennes, onde teria entrado o suspeito identificado pelo vendedor de bilhetes daquela estação de metro.

Com Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • EUA negam ter declarado guerra à Coreia do Norte

    Mundo

    Os Estados Unidos negaram esta segunda-feira ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.