sicnot

Perfil

Mundo

Procurados em Paris três suspeitos de prepararem atentado terrorista

Procurados em Paris três suspeitos de prepararem atentado terrorista

A polícia francesa procura três homens suspeitos de estarem a preparar um atentado terrorista, tendo, neste âmbito, montado na segunda-feira à noite, uma aparatosa operação numa estação do metro de Paris. 

Um vendedor de bilhetes na estação de metro de Valenciennes deu um alerta depois de julgar ter reconhecido um dos três homens procurados, listado pela polícia nas redes sociais, o que originou a operação das autoridades francesas e o encerramento temporário da Gare du Nord, um dos principais interpostos de transportes parisienses.

Não houve quaisquer detenções, de acordo com a agência Associated Press, que cita fontes da polícia francesa.


Os três suspeitos foram identificados pela polícia francesa como sendo os cidadãos belgas Bilal al Marchohi e Tarik Jadaoun, e o afegão Zabihullah Sarwari.


A congestionada Gare du Nord - terminal de uma vasta rede ferroviária suburbana e nacional, assim o "hub" dos comboios que ligam Paris a Londres - foi evacuada pelas 23 horas locais (menos uma hora em Portugal) esta segunda-feira pela brigada especial de busca e intervenção da polícia francesa (BRI, na sigla francesa).


A operação prolongou-se pelas primeiras horas da madrugada de hoje, sem que a polícia encontrasse qualquer dos suspeitos procurados entre a totalidade dos passageiros que ocupavam o comboio proveniente de Valenciennes, onde teria entrado o suspeito identificado pelo vendedor de bilhetes daquela estação de metro.

Com Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15

    Mundo

    Emmerson Mnangagwa é o sucessor de Robert Mugabe que regressou esta quarta-feira da África do Sul, onde estava refugiado. No primeiro discurso, o Presidente do Zimbabué falou de uma nova democracia no país. Mnangagwa, conhecido como crocodilo, é suspeito de atrocidades na guerra civil pós-independência. 

  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50