sicnot

Perfil

Mundo

Trump reúne conselheiros para discutir acordo de Paris

Carlos Barria

O Presidente norte-americano promove esta terça-feira uma reunião com alguns dos seus mais próximos conselheiros para discutir a participação dos EUA no acordo de Paris sobre o clima, do qual pretende sair.

Segundo um dirigente da Casa Branca, que falou sob anonimato, as discussões devem começar hoje, avançando que a reunião está marcada para as 13:30 locais (18:30 de Lisboa).

Ao fim de meses de incerteza, o multimilionário norte-americano parece estar em vias de se decidir se vai honrar o acordo assinado na capital francesa, que pretende limitar o aquecimento do planeta.

Uma retirada dos EUA comprometeria seriamente os esforços mundiais para limitar as emissões de gases com efeito de estufa, responsáveis por alterações climáticas perigosas.

Durante a campanha eleitoral, Donald Trump classificou as alterações climáticas como uma "falsidade" inventada pela China, para prejudicar a indústria norte-americana, e prometeu anular o acordo de Paris se fosse eleito. Mas ao fim de quatro meses na Casa Branca ainda não tomou uma decisão formal sobre o assunto.

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Vila de Gavião viu-se cercada pelas chamas
    2:17
  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22