sicnot

Perfil

Mundo

Trump reúne conselheiros para discutir acordo de Paris

Carlos Barria

O Presidente norte-americano promove esta terça-feira uma reunião com alguns dos seus mais próximos conselheiros para discutir a participação dos EUA no acordo de Paris sobre o clima, do qual pretende sair.

Segundo um dirigente da Casa Branca, que falou sob anonimato, as discussões devem começar hoje, avançando que a reunião está marcada para as 13:30 locais (18:30 de Lisboa).

Ao fim de meses de incerteza, o multimilionário norte-americano parece estar em vias de se decidir se vai honrar o acordo assinado na capital francesa, que pretende limitar o aquecimento do planeta.

Uma retirada dos EUA comprometeria seriamente os esforços mundiais para limitar as emissões de gases com efeito de estufa, responsáveis por alterações climáticas perigosas.

Durante a campanha eleitoral, Donald Trump classificou as alterações climáticas como uma "falsidade" inventada pela China, para prejudicar a indústria norte-americana, e prometeu anular o acordo de Paris se fosse eleito. Mas ao fim de quatro meses na Casa Branca ainda não tomou uma decisão formal sobre o assunto.

Lusa

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.