sicnot

Perfil

Mundo

Executados quatro condenados por terrorismo no Paquistão

Quatro militantes islâmicos, condenados à morte por terrorismo por tribunais militares paquistaneses, foram esta quarta-feira executados, anunciou o exército do Paquistão.

O exército indicou que membros dos talibãs paquistaneses confessaram o envolvimento em ataques perpetrados contra civis, militares e contra uma mesquita.

O Paquistão, atualmente um dos países que mais aplica a pena de morte no mundo, executou 432 presos desde 2014, quando levantou a moratória à pena de morte, em vigor desde 2008.

A decisão foi tomada na sequência de um ataque talibã contra uma escola em Peshawar, que fez 150 vítimas.

Inicialmente, a pena de morte só era aplicada em casos de terrorismo, mas atualmente é aplicada para outros tipos de crimes.

Do total de presos executados, 40 tinham sido condenados por tribunais militares.
Organizações de defesa dos direitos humanos têm criticado o Paquistão pelos julgamentos em tribunais militares, que decorrem à porta fechada, levantando dúvidas sobre a sua legitimidade.

O exército afirmou conceder aos militantes condenados o direito a recurso.

Lusa

  • Pelo menos dez mortos em atentado em zona xiita no Paquistão

    Mundo

    Pelo menos dez pessoas morreram e 13 outras ficaram feridas hoje depois de a furgoneta em que seguiam ter sido alvo de um atentado à bomba numa zona xiita do noroeste do Paquistão, informou fonte oficial. O atentado ocorreu cerca das 06:30 (02:30 em Lisboa) quando uma bomba explodiu à passagem da viatura, que viajava entre duas povoações da zona tribal de Khurram, disse o porta-voz da Administração local, Majeed Ullah, à agência noticiosa espanhola Efe.

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • "Precisamos de uma melhor zona Euro"
    0:30