sicnot

Perfil

Mundo

Ondas de lava numa das luas de Júpiter

Handout .

Uma equipa de astrónomos observou ondas de lava na maior cratera vulcânica de Io, uma das luas de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, revela um estudo que será publicado na quinta-feira pela revista científica Nature.

Uma equipa de astrónomos das universidades da Califórnia e da Virgínia, nos Estados Unidos, tirou partido de um raro alinhamento orbital, ocorrido a 8 de março de 2015, entre Io e Europa, outra das luas de Júpiter, para obter o mapa mais detalhado do lago de lava da maior cratera vulcânica em Io, a Loki Patera.

A lua Io é considerada o corpo celeste com mais atividade vulcânica do Sistema Solar.

Em 2015, Europa, a mais pequena das quatro luas de Júpiter descobertas pelo astrónomo Galileu Galilei, em 1610, passou em frente de Io, bloqueando gradualmente a luz da lua vulcânica.

A superfície de Europa é revestida por gelo, pelo que reflete muito pouco a luz solar no comprimento de onda infravermelho, permitindo aos astrónomos isolarem com precisão o calor emanado dos vulcões na superfície de Io.

Os dados no infravermelho indiciam, segundo um comunicado da Universidade da Califórnia hoje divulgado, que a temperatura da superfície de Loki Patera aumentou constantemente de uma extremidade à outra e sugerem que a lava formou duas ondas, com cada uma a 'varrer' a cratera na direção de oeste para leste e a 'percorrer' uma distância de aproximadamente um quilómetro por dia.

A cratera Loki Patera tem cerca de 200 quilómetros de diâmetro.

As imagens de Loki Patera foram captadas pelo Grande Telescópio Binocular, instalado nas montanhas do Arizona, nos Estados Unidos.

Lusa

  • PS vai continuar a procurar entendimentos à esquerda
    1:38
  • 22 mortos devido a gripe H1N1 no Equador

    Mundo

    Uma epidemia de gripe H1N1 provocou a morte de 22 pessoas no Equador, onde estão diagnosticados perto de 500 casos, anunciou esta segunda-feira o vice-ministro da Saúde, Carlos Duran.

  • Papa pede perdão a vítimas de abusos por ter usado expressão "menos feliz"
    1:21

    Mundo

    No final da visita à América Latina, já no avião de regresso a Roma, o Papa Francisco pediu desculpa às vítimas de abusos sexuais no Chile. O líder da Igreja católica considerou que utilzou uma expressão menos "feliz" quando saiu em defesa do bispo Juan Barros, exigindo "provas" a quem o acusa de não ter agido.

  • Os três pontos de Ronaldo
    1:16
  • Decifrado pergaminho encontrado há 50 anos

    Mundo

    Investigadores israelitas reconstituíram e decifraram um dos dois manuscritos de pergaminhos do Mar Morto que nunca tinham sido interpretados desde que foram descobertos há meio século, anunciou a universidade israelita de Haifa.

  • Refeição de 1.100 euros em Veneza

    Mundo

    O centro de Veneza oferece os mais variados restaurantes. Com menu obrigatório, sem menu, com taxas, sem taxas, sentando ou em pé. Depois há aqueles restaurantes que cobram 1.100 euros por cinco pratos acompanhados por água. O caso aconteceu com quatro turistas japoneses, que depois de pagarem a conta, apresentaram queixa às autoridades. O presidente da Câmara da cidade italiana já disse que ia investigar a situação e, caso se confirmasse, prometeu que iria castigar os responsáveis.

    SIC