sicnot

Perfil

Mundo

Biólogos apelam aos cidadãos para localizarem o escaravelho "vaca-loura"

Ralf Bekker

A Associação BioLiving, em colaboração com os biólogos da Universidade de Aveiro (UA), lançou esta quinta-feira uma nova campanha de monitorização em Portugal da "vaca-loura" nome por que é conhecido o maior escaravelho da Europa.

O projeto VACALOURA.pt, em que participam também a Sociedade Portuguesa de Entomologia (SPEN) e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), tem por base a recolha voluntária de informação sobre aquela espécie protegida, apelando ao contributo de todos os cidadãos interessados na proteção da natureza e da biodiversidade.

O projeto desafia a população a colaborar, registando dados sobre o avistamento de vacas-louras numa plataforma digital, em www.vacaloura.pt, de forma a monitorizar as populações, outrora comuns.

"É cada vez mais difícil a observação desses insetos que se alimentam de madeira de árvores de folha caduca, como os carvalhos e os castanheiros, já morta e em decomposição. A degradação da madeira morta é considerada crucial para manter a saúde das florestas, ao permitir a formação de manta morta e a consequente regeneração florestal, pelo que a vaca-loura como decompositor de madeira, presta um serviço ecológico de elevada importância", salientam os biólogos do projeto.

Durante 2016 foram compilados 552 avistamentos, provenientes de 485 cidadãos, dos quais 470 se confirmaram ser de vaca-loura e permitiram duplicar a área de distribuição no território nacional desta espécie em extinção.

"Estes dados mostram que continua a existir uma profunda falta de conhecimento.

Durante o primeiro ano dos trabalhos obteve-se uma situação de referência, mas será necessária a recolha de dados durante vários anos para se perceber a tendência de evolução das populações e conseguir definir medidas de conservação", explica João Gonçalo Soutinho, coordenador do projeto, membro fundador da Associação Bioliving e investigador da Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.