sicnot

Perfil

Mundo

Biólogos apelam aos cidadãos para localizarem o escaravelho "vaca-loura"

Ralf Bekker

A Associação BioLiving, em colaboração com os biólogos da Universidade de Aveiro (UA), lançou esta quinta-feira uma nova campanha de monitorização em Portugal da "vaca-loura" nome por que é conhecido o maior escaravelho da Europa.

O projeto VACALOURA.pt, em que participam também a Sociedade Portuguesa de Entomologia (SPEN) e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), tem por base a recolha voluntária de informação sobre aquela espécie protegida, apelando ao contributo de todos os cidadãos interessados na proteção da natureza e da biodiversidade.

O projeto desafia a população a colaborar, registando dados sobre o avistamento de vacas-louras numa plataforma digital, em www.vacaloura.pt, de forma a monitorizar as populações, outrora comuns.

"É cada vez mais difícil a observação desses insetos que se alimentam de madeira de árvores de folha caduca, como os carvalhos e os castanheiros, já morta e em decomposição. A degradação da madeira morta é considerada crucial para manter a saúde das florestas, ao permitir a formação de manta morta e a consequente regeneração florestal, pelo que a vaca-loura como decompositor de madeira, presta um serviço ecológico de elevada importância", salientam os biólogos do projeto.

Durante 2016 foram compilados 552 avistamentos, provenientes de 485 cidadãos, dos quais 470 se confirmaram ser de vaca-loura e permitiram duplicar a área de distribuição no território nacional desta espécie em extinção.

"Estes dados mostram que continua a existir uma profunda falta de conhecimento.

Durante o primeiro ano dos trabalhos obteve-se uma situação de referência, mas será necessária a recolha de dados durante vários anos para se perceber a tendência de evolução das populações e conseguir definir medidas de conservação", explica João Gonçalo Soutinho, coordenador do projeto, membro fundador da Associação Bioliving e investigador da Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17