sicnot

Perfil

Mundo

Patrão chinês dá dinheiro a empregados por cada quilo perdido

Rick Wilking / Reuters

Cerca de 26 euros por cada quilo perdido numa dieta, é quanto o patrão de uma pequena empresa chinesa promete aos seus trabalhadores.

Wang Xuebao, responsável pela Kingtian Consulting em Xian, no norte da China, oferece 200 yuans (26 euros) por cada quilo a menos, confirmou o próprio em entrevista por telefone à agência France Press.

"Desde o início de março, 20 empregados começaram a participar. O maior prémio foi de 2 mil yuans" (260 euros), no caso de um empregado que perdeu 10 quilos em dois meses.

O empresário lembrou-se do desafio porque percebeu que o trabalho dos consultores era muito sedentário.

"Os nossos empregados trabalham no escritório o dia todo e não fazem exercício físico. Percebi que muitos tinham excesso de peso e por isso tive esta ideia para os encorajar a mexerem-se", contou.

"Não basta aumentar os números dos negócios, é preciso ter atenção à saúde. E a qualidade do trabalho também beneficia", constatou.

Com a melhoria do nível de vida e a difusão de comidas do ocidente, os chineses engordaram: os homens aumentaram o peso em cerca de 3,5 kg entre 2002 e 2012 e as mulheres 2,9 kg, segundo um estudo da Comissão Nacional de Sa+ude, publicado em 2015. A obesidade atinge perto de 10% da população.

  • O dia em que Marcelo apitou um jogo de futebol

    País

    Habituado a ajuizar os momentos de tensão entre Governo e oposição, Marcelo Rebelo de Sousa foi esta quarta-feira árbitro, literalmente. Tudo aconteceu num jogo de futebol entre crianças, durante a visita do Presidente da República a São Tomé e Príncipe.

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

  • Imprensa espanhola considera Rúben Semedo a pior contratação de sempre do Villarreal
    3:35

    Desporto

    Rúben Semedo vai esta quinta-feira ser ouvido por um juiz de instrução, que vai ditar as medidas de coação no caso em que o jogador é suspeito de roubo, agressões e posse ilegal de arma. O defesa português do Villarreal passa mais uma noite nas instalações da Guardia Civil, em Valência. Alguns media espanhóis chamam-lhe agora a pior contratação de sempre da história do clube.

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC