sicnot

Perfil

Mundo

Trump afirma sempre ter tido intenção de despedir diretor do FBI

Kevin Lamarque

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou esta quinta-feira sempre ter tido a intenção de despedir o diretor do FBI, enquanto a Casa Branca tentava convencer a opinião pública de que a decisão não teve motivações políticas.

"Eu ia despedi-lo quaisquer que fossem as recomendações" do secretário da Justiça, Jeff Sessions, e do seu adjunto, Rod Rosenstein, declarou o Presidente norte-americano numa entrevista à televisão NBC.

"É um gabarola, um fanfarrão", acrescentou, embora reconhecendo que perguntou a James Comey, que despediu na terça-feira, se ele mesmo, Trump, era alvo da investigação da polícia federal (FBI) sobre a alegada ingerência russa nas eleições presidenciais norte-americanas de novembro passado - uma declaração que pode expô-lo a acusações de ingerência no inquérito.

"Se lhe perguntei? Sim. Eu disse "Se for possível, poderia dizer-me se sou alvo de investigação?" e ele respondeu "O senhor não é alvo de investigação"", explicou Trump.

O vice-Presidente, Mike Pence, e vários responsáveis da Casa Branca sublinharam na quarta-feira que Donald Trump despediu Comey seguindo as recomendações de Sessions e Rosenstein.

"O Presidente Trump tomou a decisão certa no momento certo de aceitar a recomendação do subsecretário e do secretário da Justiça para demitir (...) o diretor do FBI", disse Mike Pence na quarta-feira.

Lusa

  • Casa Branca furiosa após publicação de fotos por Moscovo

    Mundo

    Donald Trump recebeu esta quarta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov. A reunião não foi aberta à impresa, mas mesmo assim surgiram fotografias e um vídeo do encontro. Fonte próxima da Casa Branca diz que os russos mentiram e enganaram a administração norte-americana.

  • "Comey não estava a fazer um bom trabalho"
    0:11

    Mundo

    Donald Trump já se pronunciou sobre a decisão tomada na terça-feira à noite de despedir o diretor do FBI, James Comey. Na Sala Oval, durante a reunião com o ex-secretário de Estado Henry Kissinger, o presidente dos EUA disse que James Comey não estava a fazer um bom trabalho.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC