sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades espanholas mitigam primeiras fases do ciberataque

John Adkisson

As autoridades espanholas de combate ao ciberataque anunciaram que conseguiram mitigar as primeiras fases do ataque informático internacional, que esta sexta-feira afetou a operadora de telecomunicações Telefónica e outras empresas.

O Ministério de Energia, Turismo e Agenda Digital espanhol informou, através do Instituto nacional de Cibersegurança (INCIBE), que o Centro de Resposta a Incidentes de Segurança e Indústria (CERTSI) continua a trabalhar com as empresas afetadas pelos ciberataques ocorridos hoje para retomar a normalidade.

O trabalho está a ser realizado pelo Centro de Resposta a Incidentes de Segurança e Indústria, que é operado pelo INCIBE e pelo Centro Nacional para a Proteção de Infraestruturas Críticas (CNPIC) e está a gerir os incidentes de segurança registados.

As primeira fases do ataque foram mitigadas com a emissão de diversas notificações e alertas aos afetados e a potenciais vítimas da ameaça, a adoção de medidas de deteção preventiva nos sistemas e redes, o bloqueio da forma de operar do vírus informático e a recuperação de dispositivos e equipamentos afetados, precisaram.

Muitas empresas afetadas ativaram corretamente os protocolos e procedimentos de segurança e estão a recuperar os sistemas e a sua atividade habitual, acrescentou.

Houve também empresas não afetadas mas suscetíveis ao ataque que tomaram medidas preventivas para impedir a propagação do "malware" (software malicioso) e estão em contacto com o CERTSI para adotarem as últimas ações aconselhadas pelas autoridades.

O CERTSI recomenda a atualização dos equipamentos com as últimas especificações de segurança do fabricante, não abrir ficheiros ou ligações a partir de email de procedência duvidosa e dispor de ferramentas de proteção adequadas, como antivírus/antimalware e firewalls, assim como realizar cópias de segurança periódicas.

Um ataque informático de grandes dimensões à escala internacional atingiu principalmente empresas de telecomunicações e energia mas também a banca ou os serviços médicos britânicos, segundo a multinacional de serviços tecnológicos Claranet.

Em Portugal, a empresa de energia EDP cortou os acessos à Internet da sua rede para prevenir eventuais ataques informáticos e garantiu que não foi registado qualquer problema, já a Portugal Telecom alertou os seus clientes para o vírus perigoso ('malware') a circular na Internet, pedindo aos utilizadores que tenham cautela na navegação na rede e na abertura de anexos no 'email'.

A PT Portugal ativou "todos os planos de segurança" contra um ataque informático a nível internacional e garante que a rede e os seus serviços "não foram afetados".

A Polícia Judiciária está a acompanhar e a tentar perceber o alcance do ciberataque que tem como alvo empresas, segundo o diretor da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime da PJ.

No Reino Unido foram reportados importantes problemas informáticos em Hospitais do serviço nacional de saúde.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Mais de duas mil pessoas retiradas do fogo junto ao parque Doñana, no Sul de Espanha

    Mundo

    O incêndio florestal começou ainda na noite deste sábado na aldeia de Las Peñuelas de Moguer, na província de Huelva e obrigou à evacuação de várias localidades e à retirada de mais de duas mil pessoas, de vários alojamentos turísticos (incluindo o Parador de Mazagon, dois parques de campismo e um hotel). Foi ainda ativado o plano de emergência da província.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.