sicnot

Perfil

Mundo

Mais 57 detidos por suspeita de ligações à tentativa de golpe de Estado na Turquia

KEMAL ASLAN / Reuters

As autoridades da Turquia detiveram hoje 57 pessoas por alegadas ligações à tentativa de golpe de Estado do verão do ano passado, informou a agência noticiosa pró-governamental Anadolu. Desde então, mais de 47 mil pessoas foram detidas e mais de 100.000 despedidas ou suspensas.

As detenções efetuadas até ao momento ocorreram em seis províncias, numa operação que continua em curso, disse a agência.

Uma centena de mandados de prisão terá sido emitida, de acordo com a Anadolu.

As autoridades acreditam que estes suspeitos estejam ligadas ao clérigo Fethullah Gülen, opositor do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e acusado por Ancara de ter "orquestrado" a tentativa de golpe de Estado de julho do ano passado.

Fethullah Gülen, que se encontra exilado nos Estados Unidos desde 1999, negou firmemente as acusações.

O jornal Habertürk afirmou, no seu site, que os detidos são antigos funcionários da bolsa de Istambul, suspeitos de terem utilizado uma aplicação de mensagens encriptadas, a Bylock.

Para as autoridades turcas, esta aplicação era a ferramenta de comunicação entre os 'golpistas'.

O mesmo diário acrescentou que são também acusados de terem realizado transações em benefício do Asya, um banco com ligações a Fethullah Gülen. O Asya perdeu a licença após o golpe de Estado falhado.

Após a tentativa de golpe de Estado, Ancara intensificou as detenções e despedimentos de funcionários públicos, professores, militares, juízes e polícias acusados de apoiar o predicador.

Desde então, mais de 47 mil pessoas foram detidas e mais de 100.000 despedidas ou suspensas.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17