sicnot

Perfil

Mundo

Microsoft disponibiliza atualização para evitar propagação de vírus

Mike Blake

A Microsoft reativou uma atualização para ajudar os usuários de algumas versões do seu sistema operacional Windows a evitarem o ataque informático que usa o vírus 'WannaCry'.

A Microsoft recorda que já em março disponibilizou uma atualização para evitar este tipo de ataque, depois de ter sido detetada vulnerabilidade informática quando das fugas de informação da agência de segurança nacional norte-americana NSA.

O vírus ataca sobretudo a versão Windows XP, enquanto já o novo sistema operacional (OS) Windows 10 não é afetado pelo ataque, disse a Microsoft.

"Em março, lançámos uma atualização de segurança que elimina a vulnerabilidade que estes ataques exploram. Aqueles que ativarem a função 'atualizações automáticas' estão, portanto, protegidos. Para os sistemas que ainda não fizeram esta atualização, sugerimos que usem o boletim de segurança MS17-010 ", disse a Microsoft num 'blog' oficial.

O Windows XP não tem, por princípio, atualizações desde 2014 porque foi substituído pelo Windows 10, mas a Microsoft indicou que, dada a escala do ataque, reativou os procedimentos de assistência a clientes.

Há ainda atualizações disponíveis para quem usar Windows 8 e Windows Server 2003.

Na sexta-feira foi conhecido um ciberataque em larga escala a organismos e empresas de cerca de cem países, caso de hospitais no Reino Unido e da operadora de telecomunicações espanhola Telefónica.

Lusa

  • "O PSD é o centro das atenções da campanha e fico contente com isso"
    1:03
  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33
  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00