sicnot

Perfil

Mundo

Empresário Marc Ladreit acusado de desfalque na contratação de François Fillon

O empresário francês Marc Ladreit, amigo do antigo primeiro-ministro François Fillon, foi sexta-feira acusado por suspeitas de ter contratado para um emprego fictício a mulher do antigo candidato conservador às presidenciais de França.

De acordo com as fontes judiciais contactadas pela AFP, que confirmam a notícia avançada pelo 'Journal du Dimanche', o magnata de 76, fundador do grupo Fimalac, por desfalque relativamente ao trabalho que outorgou a Penelope Fillon num sua revista literária, a 'Reveu de deux mondes', um emprego fictício pelo qual recebia um salário bruto de cinco mil euros por mês, entre maio e dezembro de 2013.

Os três juízes que analisaram o processo e entrevistaram Fillon durante dez horas levaram em conta a proximidade entre o antigo ministro de Nicolas Sarkozy e o empresário, destacando o testemunho do então diretor da revista.

Michel Crépu contou que o empresário o chamou para dizer-lhe que Penelope Fillon iria escrever algumas críticas para a publicação, "porque se sentia aborrecida", mas que não ia a ser conselheira literária.

Ladreit negou essa versão de Crépu e salientou que a presença de Penelope Fillon foi fundamental para reformar a revista.

A revelação em finais de janeiro de vários escândalos sobre alegados empregos fictícios criados para a sua mulher e para dois dos seus filhos tiveram um forte impacto na campanha do candidato da direita, que não conseguiu passar à segunda volta na votação de 23 de abril.

Lusa

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC