sicnot

Perfil

Mundo

Europol alerta para eventuais novos ataques informáticos

Kacper Pempel/ Reuters

A Europol acredita que o ciberataque que afetou na sexta-feira mais de 200 mil pessoas em pelo menos 150 países, pode ter hoje uma réplica. Da Ásia chegam informações de danos causados pelo vírus WannaCry nas últimas horas, mas os especialistas receiam que o impacto possa vir a ser maior.

O diretor da Europol, Rob Wainwright, revelou hoje que o ciberataque de sexta-feira provocou 200 mil vítimas, a maioria empresas, em pelo menos 150 países.

"Estamos a realizar operações contra cerca de 200 ciberataques por ano, mas nunca tínhamos visto nada parecido", disse o chefe da Europol, numa entrevista ao canal britânico ITV, adiantando temer que o número de vítimas continue a aumentar "quando as pessoas voltarem ao trabalho na segunda-feira e ligarem os computadores".

Na sequência do aviso, feito pelo próprio diretor do Serviço Europeu de Polícia, as autoridades portuguesas lançaram um alerta à administração pública, solicitando aos funcionários que não abram emails de origem desconhecida.

A Polícia Judiciária está a acompanhar e a tentar perceber o alcance do ataque cibernético que bloqueou sistemas informáticos nos centros de saúde do Reino Unido e dezenas de empresas sediadas em Espanha, França, Alemanha, Rússia e Japão.

Os investigadores acreditam que o vírus WannaCry tem as empresas como alvo principal e avisam que vai ser difícil conter um novo ataque.

Com Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15

    Mundo

    Na Califórnia, nos Estados Unidos, já foi eleito o cão mais feio do mundo de 2017, num concurso que se repete há 29 anos. Com 57 quilos, Martha recebeu a distinção enquanto ressonava no palco.